
Um passageiro não-binário está processando a Ryanair, exigindo uma indenização de £4.200 libras (R$ 30.989,24 reais), porque a companhia não possui a opção de título neutro ao fazer uma reserva de voo.
A pessoa utilizou o site da companhia aérea para reservar um voo de ida e volta de Berlim para Gran Canária, em outubro de 2021, quando percebeu que não havia a opção de selecionar um título neutro.
O site da Ryanair disponibilizava apenas as opções Senhor, Senhora ou Senhorita.
Após a Ryanair se recusar a chegar a um acordo extrajudicial, o caso agora será analisado pelo tribunal estadual de Berlim, segundo o jornal The Times.
Além da indenização, a pessoa que apresentou a queixa quer que a companhia aérea modifique sua plataforma de reservas para incluir uma opção de título neutro.
Em 2019, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) publicou uma diretriz para companhias aéreas que desejassem oferecer opções de gênero não-binário aos passageiros.
Nesse mesmo ano, a United Airlines se tornou a primeira companhia aérea dos Estados Unidos a disponibilizar opções de gênero não-binário na reserva de passagens.
Exemplos comuns dessas opções incluem marcar o gênero como ‘X’ para “não especificado” ou ‘U’ para “não divulgado”, em vez de masculino ou feminino, além do uso do título neutro ‘Mx’ em vez de Senhor ou Senhora.
Desde então, outras companhias aéreas também passaram a oferecer opções de gênero neutro, como a British Airways, Virgin Atlantic, American Airlines, Delta e Air New Zealand.
A Virgin Atlantic também permite que sua equipe escolha o uniforme que preferir, incluindo calça ou saia.
Em 2022, a British Airways flexibilizou seu rígido código de vestimenta, adotando uma política neutra em relação ao gênero, permitindo que pilotos e tripulantes homens usassem maquiagem e carregassem bolsas.
No entanto, o site da companhia ainda não permite que os clientes utilizem o título ‘Mx’ entre a longa lista de opções, que vai de “Senhor” a “Visconde”.
Algumas companhias aéreas também aposentaram o tradicional cumprimento “senhoras e senhores” a bordo, adotando alternativas neutras em termos de gênero.
Um porta-voz da companhia aérea nacional alemã, Lufthansa, afirmou que a mudança tem o objetivo de fazer com que todos os passageiros se sintam bem-vindos a bordo, incluindo aqueles que não se identificam como homens ou mulheres.
Em vez disso, os funcionários foram instruídos a utilizar expressões como “prezadxs convidadxs” ou simplesmente “bem-vindos a bordo”.