
Segundo dados da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), cerca de 1 em cada 5 pessoas desenvolverá câncer durante a vida. Quanto mais precoce for o diagnóstico, mais chances de sobreviver o paciente terá. Confira quais são os primeiros sinais que podem passar despercebidos com outras condições de saúde.

Problemas de visão podem ser um dos sinais da doença – Foto: Unsplash/ND
De acordo com a OPAS, o câncer de pulmão foi o câncer mais comum e a principal causa de mortes por câncer no mundo em 2022. Segundo estimativas da organização, a previsão é que mais de 35 milhões de novos casos irão surgir até 2050.
Para garantir um tratamento com mais chances de cura devido a um diagnóstico precoce, a população deve ficar atenta a alguns sinais que podem ser os primeiros indicadores de um câncer em desenvolvimento.

Diagnóstico precoce aumenta as chances de cura – Foto: Pexels/ND
Sinais de câncer que podem passar despercebidos:
- Perda de peso repentina e falta de apetite;
- Cansaço frequente;
- Suores noturnos;
- Problemas com a visão ou audição;
- Dores persistentes que não respondem aos analgésicos comuns;
- Problemas digestivos recorrentes, como diarreia, constipação e náuseas;
- Problemas urinários frequentes;
- Sangramentos nas fezes, urina ou outros;
- Falta de ar excessiva sem motivo aparente;
- Uma ferida que não cicatriza;
- Tosse crônica.
De acordo com o Manual MSD, esses sinais servem como um alerta para a realização de exames, que poderão confirmar ou não o diagnóstico de câncer. É importante ressaltar que esses sintomas não são sinônimos da doença. Se você apresenta alguns desses sinais, busque uma avaliação médica.
*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Se você apresenta alguns dos sintomas, procure ajuda médica – Foto: Pexels/ND