Agenda ESG ganha força na Panorama


Rede de materiais de construção e acabamentos mantém ações que reforçam compromissos ESG. Quem circula pelas lojas e o Centro de Distribuição Panorama não consegue ver, mas os telhados, além de reaproveitarem toda a água proveniente de chuvas para a reutilização na limpeza geral, são fontes geradoras de energia fotovoltaica, aquela produzida a partir da luz do sol. Alinhado às questões ambientais, sociais e de governança nas organizações – as chamadas iniciativas ESG, na sigla em inglês, o Grupo Empresarial Panorama instalou painéis solares para geração de energia limpa e renovável com o objetivo de reduzir as emissões de carbono e os impactos ao meio ambiente. Hoje, o GEP produz praticamente toda a eletricidade que consome.
Painéis fotovoltaicos instalados no telhado da Panorama JK
Divulgação
São seis usinas em funcionamento com um total de 1.636 placas com selo Procel de Economia de Energia. O relatório mais recente, aponta que juntas, elas são responsáveis por uma geração média mensal de 71 mil kWh e garantem a autossuficiência do consumo de 90% da energia utilizada pelas lojas do Grupo e ainda a sede da Associação Recreativa, em Foz do Iguaçu. O projeto de eficiência energética teve início em 2021, quando as primeiras placas foram instaladas no Centro de Distribuição, e em 2022 os demais sistemas entraram em operação.
As usinas fotovoltaicas têm capacidade de gerar uma média mensal de 71 mil kWh.
Além dos painéis solares, o programa contempla a troca de todas as lâmpadas convencionais por LED. A substituição já foi feita nas lojas e atualmente está sendo realizada com a modernização de mais de 120 pontos de iluminação no CD. De acordo com a gestora de Arquitetura e Engenharia da Panorama, Rosa Oliveira, trabalhar com ESG significa ter olhar sobre o futuro.
“O nosso desafio é, constantemente, buscar soluções sustentáveis que impactem positivamente tanto a oferta de produtos e serviços, quanto o meio ambiente”, afirma Rosa.

Divulgação
Práticas ESG
A Panorama mantém uma série de práticas que reforçam compromissos ESG. Uma delas é o Cabide Solidário que promove a moda circular entre os colaboradores da empresa. A iniciativa incentiva que as roupas não sejam descartadas, mas inseridas novamente no processo de uso. Colaboradores da empresa podem exercitar o desapego e doar aquilo que já não usam mais, obedecendo a dois critérios principais: tudo limpo e em bom estado. O departamento de Gente e Gestão se encarrega de fazer a triagem por tamanhos e classificar as peças no feminino, masculino e infantil.

Divulgação
A empresa também faz a reciclagem e correta destinação do lixo e também promove a conscientização para que os trabalhadores descartem corretamente os resíduos sólidos em suas casas. A jornada da sustentabilidade inclui a readequação e substituição dos porta paletes que possibilita a reutilização dos materiais em coberturas, suportes e prateleiras.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.