
A prefeitura de São José, na Grande Florianópolis, foi alvo de mandados de busca e apreensão nesta sexta-feira (28) em uma operação que investiga um homem que agia como “intermediário de servidor público” e que é suspeito de cobrar propina em troca de alvarás de construção.

Suspeito agia como intermediário de servidor público da prefeitura de São José – Foto: Prefeitura de São José/Divulgação/ND
Ao todo, a PCSC (Polícia Civil de Santa Catarina), por meio da Delegacia Especializada no Combate à Corrupção e Crimes contra o Patrimônio Público, cumpriu oito mandados de busca e apreensão, onde apreendeu documentos e R$ 11 mil em espécie.
Suspeito agia como ‘intermediário de servidor’
A Operação Alvará investiga a denúncia de que um homem — um intermediário de um servidor público lotado na prefeitura de São José — que estaria cobrando propina para conceder alvarás de construção e cancelar multas de irregularidades em obra.
Conforme a investigação, empresários teriam pago propina para o intermediário de servidor para conseguir um alvará de construção. Logo após, esses empresários indicaram os “serviços” do intermediário para um casal que estava construindo um prédio em São José e estava com dificuldades para conseguir o alvará.
No entanto, a obra do casal foi multada e embargada com irregularidades. Com isso, o intermediário teria cobrado um novo valor para cancelar a obra e regularizar o empreendimento.
Em nota, a prefeitura de São José afirmou que os documentos pedidos pela Polícia se tratam de documentos referentes a obras embargadas e multadas pela Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos. O município esclareceu que nenhum servidor público tem representante.
“Não existe denúncia de participação de servidores da Prefeitura de São José. A Prefeitura de São José permanece à disposição para esclarecer todos os fatos.”