Calouros da Uepa participam do ‘Trote Solidário’ e reforçam estoque de sangue do Hemopa


A iniciativa, que já faz parte do calendário acadêmico da instituição, substitui os antigos trotes universitários por uma ação de impacto social. Estudantes participam da campanha do Hemopa e dão o primeiro passo para se tornarem doadores regulares
Gleilson Nascimento / g1 Santarém
O Hemocentro Regional de Santarém, no oeste do Pará, segue intensificando as ações de conscientização sobre a importância da doação de sangue. Nesta quarta-feira (28), a equipe do Hemopa esteve no campus local da Universidade Estadual do Pará (Uepa) para realizar mais uma edição do ‘Trote Solidário’.
A iniciativa, que já faz parte do calendário acadêmico da instituição, substitui os antigos trotes universitários por uma ação de impacto social, incentivando a solidariedade entre os calouros dos cursos da área da saúde.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Durante o evento, os estudantes participaram de uma palestra informativa sobre a doação de sangue, os critérios necessários para se tornar um doador e a importância do abastecimento do Hemopa. Em seguida, parte dos calouros realizou a doação, contribuindo diretamente para salvar vidas.
Rejane Dias, do Serviço Social da Captação do Hemopa, destacou a parceria de longa data com a Uepa e ressaltou o papel fundamental das universidades no fortalecimento do banco de sangue da região.
Durante a palestra no auditório da Uepa, alunos aprendem sobre a importância da doação de sangue e seu impacto na vida de milhares de pacientes
Gleilson Nascimento / g1
“Hoje nós estamos no projeto Trote Solidário com a Uepa, que já é parceira do Hemopa há vários anos. Os calouros que estão iniciando hoje, principalmente da área da saúde, estão aqui participando dessa campanha de doação de sangue. É uma ação social que faz toda a diferença. Graças a Deus, todas as instituições de ensino superior de Santarém abraçam essa causa.”
A profissional também explicou que o hemocentro de Santarém é o único do oeste do Pará e atende 22 municípios, além da rede hospitalar pública e privada. A mobilização de novos doadores é essencial para manter os estoques em níveis adequados.
“A maioria desses alunos é dos cursos de Medicina, Enfermagem e Biomedicina, ou seja, futuros profissionais da saúde em Santarém. Quem sabe, no futuro, algum deles se torne hematologista e venha integrar nossa equipe no Hemopa.
Calouros dos cursos de saúde da Uepa participam do Trote Solidário, doando sangue para reforçar os estoques do Hemopa.
Gleilson Nascimento / g1
A campanha de conscientização do Hemopa continua ao longo da semana, com novas ações programadas em diferentes locais da cidade.
Quinta-feira (29): A equipe do Hemopa estará no Shopping Rio Tapajós, promovendo a doação de sangue em parceria com os grupos folclóricos Boi Garantido e Boi Caprichoso.
Sábado (1º): Os alunos da Unama participarão da iniciativa dentro da unidade do Hemopa, também como parte do projeto ‘Trote Solidário’.
Nosso objetivo é sensibilizar e interagir com a população, principalmente com os universitários, para que eles compreendam não só a importância da hematologia, mas também a responsabilidade social e o atendimento humanizado, concluiu Rejane Dias.
Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização), pesar acima de 50 kg e estar bem alimentado. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, no Hemocentro de Santarém, na avenida Frei Vicente, bairro Aeroporto Velho.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.