Coleta seletiva de verdes cresce em Florianópolis e terá até 17 recolhimentos ao ano


Expansão do serviço em mais de 40% reforça o compromisso da cidade com a meta Lixo Zero A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, ampliou significativamente o serviço de coleta seletiva de resíduos verdes em 2025. O serviço, que recolhe materiais provenientes de quintais e jardins, como grama, folhas, cascas de árvores, galhos e troncos, passou a contar com até 17 recolhimentos ao longo do ano, um aumento de 40% em relação ao ano anterior.
A coleta seletiva de verdes está alinhada com as metas do programa Floripa Lixo Zero 2030, que busca a destinação correta dos resíduos gerados no município. Antes da implantação dessa modalidade, Florianópolis contava apenas com a coleta domiciliar convencional e a de recicláveis secos. Nos últimos anos, foram incorporadas a coleta de resíduos orgânicos e agora a separação específica de restos de poda.
Expansão e impacto ambiental
Com a nova expansão, a expectativa é que o volume de resíduos verdes coletados aumente entre 20% e 30%. Em 2024, foram recolhidas mais de 7,1 mil toneladas desse tipo de material. Segundo a Divisão de Coleta Seletiva do Município, a adesão da população será fundamental para o sucesso da iniciativa.
Os materiais coletados são aproveitados de forma sustentável. Grama, capim e folhas são utilizados na cobertura das leiras de compostagem, enquanto galhos e troncos são triturados e transformados em cepilho, utilizado em pátios de compostagem, no paisagismo de áreas públicas e na cobertura de hortas e jardins.
Calendário e normas para a coleta
O serviço de coleta seletiva de verdes ocorre em datas agendadas, com caminhões compactadores de grande porte. Apenas ruas e servidões com espaço para manobra desses veículos são atendidas. Para os moradores de locais onde o caminhão não chega, a opção é levar os resíduos até um dos nove ecopontos da cidade, localizados nos bairros Itacorubi, Capoeiras, Morro das Pedras, Ingleses, Monte Cristo, Coloninha, Costeira, Rio Vermelho e Canasvieiras.
Os moradores devem seguir algumas regras importantes para o descarte correto. Os resíduos devem ser acondicionados em sacos de ráfia, bombonas ou contentores. Os sacos plásticos comuns são proibidos. Empresas de jardinagem e paisagismo não são atendidas pelo serviço público e devem destinar seus resíduos ao Centro de Valorização de Resíduos (CVR), no Itacorubi.
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável reforça a importância da iniciativa para que Florianópolis avance na gestão de resíduos, já que cada fração de resíduo tem valor e pode ser reaproveitada de forma eficiente e ambientalmente responsável.
Com a nova expansão, a expectativa é que o volume de resíduos verdes coletados aumente entre 20% e 30%
Divulgação
Como acondicionar os resíduos verdes
Grama, capim e folhas:
Sacos de ráfia de 100 a 200 litros
Bombonas de até 60 litros
Sacos compostáveis de 100 litros
Contentores de 500 ou 1000 litros
Galhos, cascas de árvores, folhas de palmeiras e bananeiras:
Feixes de 30cm x 1m
Troncos:
Dimensão máxima: 10cm x 1m
Limites por coleta:
Residências unifamiliares:
Grama, capim e folhas: até 500 litros
Galhos: até 3 feixes
Troncos: até 2 unidades
Condomínios multifamiliares:
Grama, capim e folhas: até 1500 litros
Galhos: até 10 feixes
Troncos: até 6 unidades
Unidades comerciais:
Grama, capim e folhas: até 1000 litros
Galhos: até 6 feixes
Troncos: até 3 unidades
Os sacos de ráfia, bombonas e contentores serão devolvidos ao gerador no local do recolhimento.
Para conferir o calendário da coleta seletiva de verdes e saber quando o serviço atenderá sua região, acesse: bit.ly/coletaverdes.
Fique por dentro das ações realizadas na capital através do canal Florianópolis, uma cidade para todos no G1.
Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção e veiculação desta matéria publicitária não teve custo, no G1.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.