SC confirma 16 mil focos de dengue e mais de 5 mil casos prováveis; veja cidades infectadas

A DIVE-SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina) divulgou um Informe Epidemiológico que identificou 16.002 focos de dengue, em 231 municípios do estado. O documento compreende registros feitos até o dia 24 de fevereiro de 2025.

Mosquito Aedes-Aegypt

Mosquito Aedes-Aegypt é o transmissor da doença – Foto: Pexels/Reprodução/ND

Até o momento, foram identificados 19.028  casos suspeitos de dengue. Desses 13.505 foram descartados e 5.523 foram considerados casos prováveis. Não foram registrados óbitos da doença. No entanto, três mortes estão sob investigação.

O informe é publicado a cada 15 dias. Ele traz informações sobre a dengue e das arboviroses (dengue, chikungunya e Zika) no estado.

Segundo a DIVE, a metodologia usada inclui todos os casos notificados, confirmados, suspeitos e inconclusivos, exceto os descartados, para contabilizar os casos prováveis, o que permite uma análise mais precisa, corrigindo possíveis atrasos na conclusão das notificações.

Veja no mapa os municípios infestados por focos de dengue

Mapa dos municípios infestados segundo a situação entomológica. Santa Catarina, 2025

Mapa dos municípios de Santa Catarina infestados por focos de dengue até fevereiro de 2025 – Foto: Divulgação/DIVE/SC

Focos de dengue infestaram mais da metade de Santa Catarina

Os locais com focos de dengue contabilizados são áreas em que há proliferação do mosquito Aedes aegypti. Dos 295 municípios catarinenses, 178 são considerados infestados pelo vetor.

Os casos prováveis reduziram em comparação ao ano passado. Mas o alerta segue alto para o estado, considerando também a previsão de chuvas nas próximos semanas combinadas com as altas temperaturas, o que contribui para a proliferação da doença.

Focos da dengue, pneus com água parada

Focos de dengue geram alerta em Xanxerê – Foto: Prefeitura de Xanxerê/Divulgação/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.