
Três funcionários de multinacional onde houve vazamento foram detidos, e local foi interditado porque não possui licença ambiental para manusear produto. Vazamento de hidróxido de amônia causa evacuação de empresas em Americana
Marcelo Rocha/O Liberal
Um vazamento de hidróxido de amônio causou a evacuação de empresas no Loteamento Industrial Salto Grande I, em Americana (SP), nesta quarta-feira (26). Segundo a Guarda Municipal (GM), três pessoas foram detidas.
🔎 Segundo a Cetesb, o hidróxido de amônio é usado na fabricação de explosivos, fibras sintéticas, fertilizantes, produtos de limpeza doméstica, indústria do couro, têxtil, alimentos e bebidas, borracha, metalúrgica e papel.
Ainda de acordo com a Guarda, o vazamento ocorreu em uma multinacional especializada em químicos localizada na Avenida do Algodão. As viaturas foram acionadas após funcionários de empresas vizinhas sentirem um “cheiro forte” no ar.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Em nota, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) destacou que o produto vazou durante uma operação de transbordo, ou seja, no momento em que ele estava sendo transferido de um caminhão-tanque para recipientes plásticos de até 1 mil litros.
As empresas vizinhas evacuadas durante a manhã foram liberadas após as 13h. Já a empresa química onde houve o vazamento foi interditada porque não possui licenças ambientais para manusear o produto, informou a GM.
Dois funcionários e um gerente foram levados à delegacia, mas somente o gerente permaneceu detido. A empresa foi procurada para comentar o caso, mas não respondeu até a publicação desta reportagem.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas