Como funciona o atendimento às pessoas em situação de rua em Blumenau?

Uma operação realizada nesta quarta-feira (26) resultou na abordagem e atendimento de 14 pessoas em situação de rua em Blumenau, no Vale do Itajaí.

Essas ações são organizadas pelas secretarias da Seurb (Conservação e Manutenção Urbana) e do Semudes (Desenvolvimento Social), com o objetivo de “resgatar a dignidade das pessoas em situação de rua”.

Servidores ajudando pessoa em situação de rua, em frete a prefeitura da cidade

Blumenau realiza ações de atendimento à população em situação de rua – Foto: Reprodução/Giovanni Silva/Prefeitura de Blumenau/ND

Como funciona o atendimento à população em situação de rua

A Prefeitura de Blumenau conta com o serviço da Abordagem Social, a fim de realizar buscas por pessoas em situação de rua e oferece outros serviços da Semudes, como abrigos e atendimentos do Centro POP.

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 1h e aos finais de semana, das 8h às 20h. Somente neste ano, cerca de 368 pessoas foram atendidas pelo serviço.

O Amblu (Abrigo Municipal de Blumenau) tem funcionamento 24 horas. A Semudes conta também com a parceria da Associação Família Feliz e Instituto Edificando Vidas, com vagas de acolhimento em abrigo e casa de passagem.

As pessoas que não aderem ao abrigo são encaminhadas ao Centro POP, que oferece alimentação, higiene pessoal, atendimento e acompanhamento psicossocial. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e está localizado na Rua Rudolf Roedel, 147, no bairro Salto Weissbach.

As equipes técnicas que acompanham os usuários atendidos nos serviços, realizam a busca familiar, encaminhamentos para fazer documentação e ainda trabalham com a inserção deles no mundo do trabalho. Além disso, ainda é realizado a passagem para as pessoas poderem retornar para suas cidades de origem.

A equipe da Abordagem Social faz a busca das pessoas em situação de rua no município - Reprodução/Giovanni Silva/Prefeitura de Blumenau/ND

1
3

A equipe da Abordagem Social faz a busca das pessoas em situação de rua no município – Reprodução/Giovanni Silva/Prefeitura de Blumenau/ND

Segundo a prefeitura, a ação busca resgatar a dignidade das pessoas em situação de rua - Reprodução/Giovanni Silva/Prefeitura de Blumenau/ND

2
3

Segundo a prefeitura, a ação busca resgatar a dignidade das pessoas em situação de rua – Reprodução/Giovanni Silva/Prefeitura de Blumenau/ND

As equipes atendem de segunda à sexta-feira e fins de semana  - Reprodução/Giovanni Silva/Prefeitura de Blumenau/ND

3
3

As equipes atendem de segunda à sexta-feira e fins de semana – Reprodução/Giovanni Silva/Prefeitura de Blumenau/ND

A Diretoria de Políticas sobre Drogas e Reintegração Social também realiza o encaminhamento desses usuários para comunidades terapêuticas.

Durante o atendimento as pessoas em situação de rua, a equipe da abordagem social identifica, cadastra e incentiva a aceitação dos serviços disponíveis por parte dos usuários.

A equipe da abordagem e do Centro POP, contam com assistente sociais, terapeutas, psicólogos e educador sociais, que prestam auxílio para os cidadães atendidos.

14 atendimentos foram registrados nesta quarta-feira (26)

Além da Abordagem Social, a operação ocorrida na manhã desta quarta-feira, contou com o apoio da Polícia Militar, da Secretaria de Trânsito e Transportes e do Consultório na Rua, que se mobilizaram nas regiões do Centro e do Garcia.

Segundo a Prefeitura de Blumenau, dos 14 atendimentos, nove pessoas foram encaminhadas ao Centro POP e serão levadas ao CapsAD ou comunidades terapêuticas após o atendimento.

O secretário de Desenvolvimento Social, Rafael Burgonovo, destaca que esta ação busca resgatar a dignidade das pessoas em situação de rua.

“Em Blumenau temos todos os serviços para esta população, eles não precisam ficar nas ruas. Vamos fortalecer nossas ações para continuar o trabalho e dar oportunidade para eles mudarem de vida”, comenta o secretário.

Voluntário auxiliando morador

A Prefeitura segue com ações contínuas para a organização dos espaços públicos e a oferta de serviços destinados às pessoas em situação de rua – Foto: Reprodução/Giovanni Silva/Prefeitura de Blumenau/ND

A Semudes também reforça a importância da colaboração da comunidade blumenauense em não dar esmolas, e sim acionar os serviços da Prefeitura para que a população em situação de rua receba os atendimentos necessários. Ao encontrar uma pessoa em situação de rua, acione a Abordagem Social pelo telefone 156, opção 2.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.