Censo 2022: SC tem maior taxa de alfabetização do país e terceiro maior tempo de estudo

O Censo 2022 do IBGE revelou que Santa Catarina é o estado com a maior taxa de alfabetização do país, com 97,33% da população alfabetizada. Além disso, o estado ocupa o terceiro lugar no tempo médio de estudo (10,2 anos), atrás apenas do Distrito Federal (11,4 anos) e de São Paulo (10,4 anos).

Censora do IBGE de costas representando pesquisa da alfabetização do país

Censo do IBGE revela Santa Catarina como o Estado com maior taxa de alfabetização do país – Foto: Reprodução/ND

Santa Catarina também está em terceiro lugar no ranking de pessoas com ensino superior completo (19,69%), superado pelo Distrito Federal (33,16%) e São Paulo (21,54%).

Já no ranking de menos pessoas sem instrução ou com ensino fundamental incompleto, o Estado ocupa a quarta posição (27,57%), atrás do Distrito Federal (17,52%), São Paulo (24,25%) e Rio de Janeiro (25,6%).

SC lidera alfabetização do país, mas fica em quarto na alfabetização indígena

Apesar de liderar a taxa de alfabetização geral, Santa Catarina ocupa a quarta posição na alfabetização de indígenas, com 91,89%. No Brasil, a taxa de alfabetização indígena é de 84,95%, com Rio de Janeiro (95,05%), Distrito Federal (94,5%) e São Paulo (94,43%) nas primeiras colocações.

Top 10 de ranking da alfabetização de indígenas no Brasil com Santa Catarina destacado para melhor visualização

Ranking coloca Rio de Janeiro com maior taxa de alfabetização de indígenas no país – Foto: IBGE/Reprodução/ND

O estado também se destaca no tempo médio de estudo, com mulheres catarinenses estudando, em média, 10,3 anos, e homens, 10 anos. Esses números são superiores à média nacional, que é de 9,8 anos para mulheres e 9,3 anos para homens.

Mulheres amarelas têm maior taxa de alfabetização; indígenas, a mais baixa

Em Santa Catarina, 98,08% das mulheres amarelas são alfabetizadas, enquanto apenas 90,26% das mulheres indígenas têm o mesmo nível de instrução.

Infográfico taxa de alfabetização por sexo e cor ou raça em Santa Catarina

Taxa de alfabetização por sexo e cor ou raça em Santa Catarina – Foto: IBGE/Reprodução/ND

A taxa de alfabetização do país para mulheres indígenas é de 82,78%, colocando Santa Catarina acima apenas de Piauí (82,77%) e Alagoas (82,34%) no ranking geral.

Os dados do Censo 2022 reforçam a importância de políticas públicas voltadas para a inclusão educacional, especialmente para populações indígenas e outros grupos vulneráveis.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.