Jovem de Pomerode reúne coleção de calendários em tecido: ‘preservando e resgatando histórias’

Unindo a história da família com a paixão por colecionar, Ewerton Siewert, de 23 anos, reúne um grande acervo de calendários em tecido da Karsten, uma das empresas mais longevas do país. O jovem de Pomerode começou a sua coleção em junho de 2024 e, atualmente, já contabiliza mais de 150 itens.

Ewerton segurando calendários que coleciona em Pomerode

Jovem de Pomerode reúne coleção de calendários em tecido: ‘preservando e resgatando histórias’ – Foto: Arquivo pessoal/ND

Em entrevista ao ND Mais, Ewerton contou que buscava começar uma nova coleção quando surgiu a ideia de juntar os calendários em tecido produzidos pela empresa têxtil.

“A minha avó já tinha em torno de 20 calendários, então foi aí que surgiu a ideia. A Karsten sempre fez parte da minha vida. Os meus avôs trabalharam por mais de 20 anos na empresa e minhas avós trabalharam nas casas da família. Meus pais também trabalharam na empresa, meu pai por 18 anos e minha mãe durante 32”, disse.

Seguindo os passos da família, Ewerton ingressou na empresa em 2019. Ele ficou admirado com os produtos da Karsten, principalmente pelas toalhas de mesa.

“Como eu já era colecionador, comecei a colecionar toalhas de mesa, as menores, no tamanho 78×78, pois ocupam menos espaço. Dessas, tenho mais de 60”, comentou.

Calendários em tecido da coleção de Ewerton

Jovem coleciona calendários em tecido da Karsten – Foto: Arquivo pessoal/ND

Coleção de jovem pomerodense vai além dos calendários em tecido

Além dos calendários, Ewerton coleciona muitos itens, que vão desde o mais inusitado até os mais antigos. Atualmente, o jovem de Pomerode reúne coleções de cédulas, moedas, selos, artigos de jornais, cartões postais, cartões telefônicos, máquinas fotográficas, máquinas de costura, álbuns de figurinhas, fotos, antiguidades em geral e itens relacionados à Karsten.

Toalhas de mesa e câmeras fotográficas em cima de mesa

Toalhas de mesa e câmeras antigas fazem parte do acervo de Ewerton – Foto: Arquivo pessoal/ND

O interesse em se tornar um colecionador surgiu em seus primeiros anos de vida. Quando tinha por volta dos 8 anos, Ewerton colecionava papel de trufas, depois seguiu para tampinhas, latinhas e até borboletas.

Além da coleção de calendários em tecido, outra em especial tem o coração do jovem: a de máquinas de costura, pois possui uma ligação sentimental às mulheres da família.

“Das 12 que eu tenho, três delas eram das minhas bisavós e duas eram das minhas avós, por isso sinto um carinho especial por essa coleção”, contou.

Máquinas de costura da coleção de Ewerton

A coleção de máquinas de costura é uma das favoritas do jovem de Pomerode  – Foto: Arquivo pessoal/ND

A paixão por colecionismo rendeu novos contatos para Ewerton, que destaca a amizade e parceria entre os colecionadores. “É uma área onde um ajuda o outro, para que todos consigam aumentar e ter sucesso em suas coleções”.

Os Siewert admiram o interesse do jovem em colecionar itens que remetem à história da família e cultura da região, apoiando cada passo e nova coleção iniciada.

“Eu tenho um imenso orgulho em ser colecionador, afinal, não estou apenas guardando coisas, estou preservando e resgatando histórias”.

Ewerton pretende seguir com seu hobby favorito, nutrindo o desejo de começar novos acervos. Cada item é preservado em um espaço especial em seu quarto, que se tornou uma pequeno “museu” de antiguidades e artigos importantes para ele.

Jovem tem cédulas e moedas entre as coleções - Arquivo pessoal/ND

1
4

Jovem tem cédulas e moedas entre as coleções – Arquivo pessoal/ND

Revistas e cadernos são colecionados pelo pomerodense - Arquivo pessoal/ND

2
4

Revistas e cadernos são colecionados pelo pomerodense – Arquivo pessoal/ND

Álbuns de figurinhas estão entre as coleções de Ewerton - Arquivo pessoal/ND

3
4

Álbuns de figurinhas estão entre as coleções de Ewerton – Arquivo pessoal/ND

Além da coleção de calendários em tecido, jovem reúne álbuns da copa  - Arquivo pessoal/ND

4
4

Além da coleção de calendários em tecido, jovem reúne álbuns da copa – Arquivo pessoal/ND

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.