Academias apostam em aulas lúdicas e treinos exclusivos para crianças no interior de SP: ‘Percebo minha filha mais disposta’, diz pai


Espaços em São José do Rio Preto (SP) e Bauru (SP) investiram em treinos para crianças de três a 12 anos, com o intuito de distanciá-las de celulares e computadores, além de evitar o sedentarismo. Academia oferece treinamento físico voltado para crianças em Bauru
Em meio ao universo tecnológico, composto por smartphones, televisões, videogames e computadores, muitas crianças não têm o hábito de praticar atividade física. Pensando nisso, duas academias localizadas no interior de São Paulo decidiram apostar em treinos para combater o sedentarismo entre os baixinhos.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Em São José do Rio Preto, a academia é a única da cidade que recebe exclusivamente crianças de três aos 12 anos, com acompanhamento especializado. No local, o público teen tem acesso a atividades lúdicas com cones, bastões e bambolês.
A ideia foi da fisioterapeuta Nádia Frigo Imad, de 42 anos, com a finalidade de estimular o exercício físico entre a nova geração. Ela se formou em 2006, atuou na área atendendo o público adulto e decidiu colocar o projeto em prática 15 anos após concluir a graduação.
“A academia ‘nasceu’ em março de 2021 e era meu sonho desde a minha formação acadêmica em 2006. Tenho três filhos e notei que, na atualidade, a falta de movimentação da nova geração de crianças e a ausência dos pais geram crianças fisicamente e emocionalmente frágeis. Foi quando eu tive a ideia de construir um ambiente que envolve um tratamento com uma equipe multidisciplinar e que olha para essas crianças”, conta.
Além de pioneira, a iniciativa teve boa aceitação entre os moradores. Pais de diversas crianças buscam no serviço uma forma de fazer com que elas evitem o acesso excessivo às telas, criem hábitos saudáveis e mantenham contato interpessoal.
Profissional de educação física Ítalo Martines Trinca, de 25 anos e a fisioterapeuta e dona da academia, Nádia Frigo Imad, de 42 anos de Rio Preto (SP)
Arquivo pessoal
A fisioterapeuta adquiriu os aparelhos de academia com tamanho e formato adaptados para as crianças, podendo, assim, trabalhar as condições físicas e motoras dos alunos.
Após tornar o sonho realidade, Nádia diz que esse tipo de atividade melhora o desempenho e estimula o crescimento dos menores. Contribuir com a formação e o desenvolvimento deles é um trabalho gratificante para ela.
“É efetivo, pois trabalha os aspectos físicos e emocionais da criança para que, no futuro, não tenha que lidar com um adulto cheio de dificuldades e frustrações”, explica.
Aparelhos adaptados para crianças em academia de Rio Preto (SP)
Gerações Kids/Arquivo pessoal
Benefícios à saúde e ao vínculo familiar
O profissional de educação física Ítalo Martines Trinca, de 25 anos, explica que, antes de iniciar as atividades, os alunos passam por uma avaliação criteriosa, que identifica as necessidades e características de cada um.
“Por meio de avaliações físicas, entendemos se aquela criança tem alguma necessidade a ver com força, entendemos a condição física, flexibilidade e também a capacidade cardiorrespiratória dela”, reforça.
Os treinos variam entre 45 minutos e uma hora, e trabalham equilíbrio e coordenação motora de forma leve e descontraída, além de regras básicas, como respeito ao próximo e a importância de dividir o espaço e os equipamentos com outras pessoas.
Os pais participam da avaliação inicial para esclarecer os limites e informar se os filhos possuem algum problema de saúde. Ítalo conta que as queixas são sempre muito semelhantes. Crianças atípicas também são atendidas pela academia.
Após o fim do processo de avaliação, pais e filhos iniciam algumas atividades juntos. A experiência traz benefícios não só à saúde, mas também ao vínculo familiar. No prédio ao lado, funciona a academia para adulto e, por isso, é possível programar algumas aulas entre os dois públicos.
“Eles sempre questionam a gente sobre o uso excessivo do celular, o problema na postura e também a coordenação motora da criança. Isso acaba afastando os pais dos filhos. No mesmo local, a gente consegue integrar o treino do pai e da mãe ao do filho”, detalha.
A atividade física ainda ajuda na redução do estresse e da ansiedade, previne doenças cardiovasculares, câncer e diabetes, e melhora a aprendizagem e a qualidade do sono de crianças e adultos.
Aparelhos que são usados pelas crianças em academia de Rio Preto (SP)
Gerações Kids/Arquivo pessoal
Treinamento infantil
A quase 200 quilômetros de Rio Preto, uma academia localizada em Bauru (SP) também tem chamado a atenção dos pais ao oferecer um modelo de treinamento físico voltado para crianças. Mas se engana quem pensa que esta é uma tarefa fácil.
Ao g1, o empresário Gabriel Di Falco, de 38 anos, proprietário do local, informou que a academia foi criada com o conceito de proporcionar um ambiente seguro, divertido e, principalmente, acessível para que as crianças possam se exercitar de maneira adequada à faixa etária delas.
Academia de Bauru (SP) investe em aulas infantis para tornar a rotina das crianças mais saudável
Gabriel Di Falco/Arquivo pessoal
Gabriel reforça que, mesmo em um espaço lúdico, assim como as pessoas mais velhas, as crianças demonstram resistência em treinar, especialmente as que não têm o hábito de praticar atividade física regularmente.
Diante disso, ele orienta que o ambiente deve ser atrativo para que os pequenos comecem a se engajar e a encarar os treinos como momentos de diversão e interação social.
“Na nossa idade, a gente não precisava ter um funcional ou academia para criança, porque a gente brincava, pulava, já tinha um desenvolvimento muscular. Hoje, as crianças são focadas em celulares e a alimentação não é saudável”, pontua o proprietário.
No local, os treinos incluem flexibilidade, funcional infantil e exercícios voltados para o combate do sobrepeso, estimulando força, coordenação e equilíbrio.
A proposta ganhou força, e, hoje, o local já faz o atendimento de mais de 10 crianças, que frequentam o espaço quase todos os dias da semana. Para mantê-las seguras, o proprietário explicou que elas são acompanhadas por educadores físicos.
Parte da rotina
O médico José Toufik Rahd, de 33 anos, matriculou a filha de três anos. A pequena Olívia começou a frequentar a academia em Rio Preto há cerca de um ano e participa das atividades duas vezes por semana. Em pouco tempo, o pai começou a notar os resultados e até teve a oportunidade de treinar com a menina (assista abaixo).
“Eu percebo a minha filha mais disposta, correndo mais e com mais equilíbrio. Os estímulos dela também melhoraram muito. Eles trabalham muito essa questão por meio de brincadeiras com as crianças.”
Ele conta que a filha compreende a academia como parte da rotina, assim como a escola, e encara como uma forma de se exercitar e fazer novos amigos.
Pai e filha se divertem fazendo exercícios juntos em academia de Rio Preto
*Colaborou sob supervisão de Henrique Souza
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.