Mais de 1 ano após o crime, agricultor é condenado por tentativa de feminicídio contra a companheira no interior do AC


De acordo com as investigações, Adriano Queiroz tentou matar Naiane Dias de Freitas com um tiro no rosto no km 10 do Ramal São Raimundo, BR-364, zona rural de Sena Madureira. Após atirar na companheira, o agricultor tentou se matar atirando no próprio pescoço. Ambo sobreviveram e chegaram a ser transferidos para Rio Branco para tratamento. Adriano Majacunde de Queiroz foi condenado por tentar matar Naiane Dias de Freitas em Sena Madureira, no interior do Acre
Reprodução
O agricultor Adriano Queiroz foi condenado a 18 anos e oito meses de prisão por tentar matar a companheira Naiane Dias de Freitas com um tiro no rosto, em setembro de 2023, no km 10 do Ramal São Raimundo, BR-364, zona rural de Sena Madureira, interior do Acre. Após atirar na mulher, Queiroz disparou um tiro nele mesmo na região do pescoço. (Entenda mais abaixo)
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
À época, os dois foram socorridos por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros do município e sobreviveram. O casal chegou a ser transferido para o Pronto-Socorro de Rio Branco em estado grave.
Além da tentativa de matar a companheira, o agricultor também respondeu por porte ilegal de arma, mas foi absolvido desta acusação.
Queiroz foi sentenciado em júri popular nessa quinta-feira (20). Além da dosimetria da condenação, o juiz de Direito Eder Jacoboski determinou que o início imediato do cumprimento da pena e negou direito de recorrer em liberdade. O g1 não conseguiu contato com a defesa dele.
Procuradora Patrícia Rêgo fala sobre casos de feminicídio no Acre
LEIA MAIS
Agricultor embriagado atira no rosto da mulher e depois em si mesmo no interior do Acre
A Justiça recebeu denúncia contra Queiroz em fevereiro de 2024. Em sua tese, o MP sustentou que o crime foi cometido por razões da condição de sexo feminino da vítima, configurando violência doméstica e familiar, além do uso de recurso que dificultou a defesa da vítima.
Já a defesa do agricultor argumentou que ele, por estar embriagado, não tinha como entender que estava cometendo um crime. Durante depoimento, ele chegou a afirmar que não lembrava o que havia ocorrido no local.
“Os motivos do crime são altamente reprováveis e extrapolam a motivação usual do tipo penal, tendo o réu agido por ciúmes injustificados em relação a seu próprio sobrinho, evidenciando sentimento possessivo e controle extremo sobre a vítima”, ressaltou o magistrado.
Arma usada no crime foi apreendida pela Polícia Militar
Arquivo/Polícia Militar do Acre
Crime
O tiro que atingiu Naiane transfixou o rosto dela. Já Queiroz chegou no hospital consciente e muito alcoolizado, segundo a Polícia Civil. A delegada responsável pelas investigações, Rivânia Franklin, disse à época que foram coletadas poucas informações porque o casal estava sozinho no local.
O que se soube é que Adriano Queiroz passou o dia consumindo bebida alcóolica e isso irritou Naiane. Já no final da tarde, a mulher teria ameaçado ir embora de casa e Queiroz pegou a escopeta que tinha na residência para matar a companheira.
“A motivação não está clara, não ouvimos as partes. O que temos é que se trata de um casal, ele passou o dia consumido bebida alcóolica, estava bem alcoolizado, ela não estaria gostando, resolveu sair de casa ou deixá-lo e ele atirou nela”, confirmou após o crime.
A delegada disse que recebeu algumas informações médicas que apontavam que, apesar da gravidade, Naiane não corria risco de vida. “Foi um tiro na face dela, entrou em um lado e saiu do outro. Ele estava muito embriagado, até quando chegou no hospital estava muito embriagado, o tiro pegou na região do pescoço e do rosto”, destacou.
Rivânia confirmou que vai aguardar a recuperação da vítima para saber mais detalhes do caso. “Ele conseguia falar, ela, pelo fato de ter sido na face, não conseguia falar. Já iniciamos as investigações, esperamos que eles fiquem bem, principalmente ela que é vítima, para nos falarem o que aconteceu”, concluiu.
Reveja os telejornais do Acre
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.