
Vazão do Rio Corumbataí, responsável por mais de 80% do abastecimento da cidade, era de 16,2 mil litros de água por segundo nesta quinta-feira (20). Marca é 56,3% abaixo da média. Rio Piracicaba tem vazão acima da média esperada para dezembro
Claudia Assencio/g1
Os Rios Piracicaba e Corumbataí, responsáveis pelo abastecimento de água em Piracicaba (SP), registram vazão e nível abaixo da média esperada para fevereiro nesta quinta-feira, segundo boletim Sala de Situação do Consórcio das Bacias PCJ, a partir de dados do SP Águas. O volume de chuvas acumulado nos vinte primeiros dias do mês também não atingem expectativa para o período. – Veja detalhes, na reportagem.
📲 Acesse o canal do g1 Piracicaba e região no WhatsApp
🏞️A vazão atual do Rio Corumbataí, responsável por mais de 80% do abastecimento de Piracicaba, era de 16,20 mil litros de água por segundo (m3/s) nesta quinta-feira (20). A marca é 56,3% menor do que o volume médio esperado para o reservatório, que é de 37,1 m3/s.
O nível do manancial na mesma data era de 1,21 metro de profundidade e não supera a média para fevereiro, que é de 1,60 metro. A marca ficou em 24%.
🏞️ O Rio Piracicaba também registra índices abaixo do esperado para fevereiro ao fim das três primeiras semanas do mês. O manancial é responsável por cerca de 20% do abastecimento e tem vazão 36,2% abaixo da média para o período nesta quinta-feira (20), com 112 mil litros de água de água por segundo (m3/s) na estação de captação na região da Rua do Porto, em Piracicaba. O volume esperado para data é de 176 m3/s.
O nível do manancial também ficou abaixo da média para fevereiro. Nesta quinta-feira (20), a profundidade do Rio Piracicaba era 2,05 metros, 16,3% menor que a expectativa prevista no mês, que é de 2,45 metros.
Maior temperatura
Piracicaba (SP) bateu os 35,2º2 e atingiu a temperatura máxima mais elevada de 2025 no última segunda-feira (17), de acordo com medição do Posto Meteorológico “Jesus Marden do Santos” da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (LEB-Esalq). A mínima ficou em torno dos 20,1ºC e a média na casa dos 27,7ºC na data. Em outros pontos da cidade, os termômetros ultrapassaram os 36ºC.
⚠️Ainda segundo o posto da Esalq, nesta segunda-feira (17), a cidade também registrou 33% de umidade mínima do ar, o menor índice do ano.
Rio Piracicaba tem vazão menor do que a esperada para dezembro
Edijan Del Santo/EPTV
🌦️Chuvas
No acumulado de fevereiro, de 1º até esta quinta-feira (20), o volume de chuvas no Rio Piracicaba foi de 89,7 milímetros (mm). A marca representa 62% da expectativa e não alcança média prevista para o período, que é de 143,8 milímetros.
Para o Rio Corumbataí, o volume de chuvas nos vinte primeiros dias de fevereiro fechou em 78,2 milímetros nesta quinta-feira (20). O número equivale a 52,6% da média de precipitação para fevereiro, que é 142,8 milímetros.
⚠️O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de possibilidade de chuvas intensas nas 18 cidades da área de cobertura do g1 Piracicaba e região entre esta quinta e sexta-feira (21).
De 1º a 10 de dezembro, a cidade registrou total de 58,4 milímetros de chuvas. Média histórica para mês é de 195 milímetros.
Claudia Assencio/g1
Na cidade
De acordo com dados do Posto Meteorológico Jesus Marden do Santos da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz (Esalq)”, o campus da USP em Piracicaba, de 1º a 20 de fevereiro, a cidade registrou total de 111,3 milímetros.
A média história de chuvas no mês de dezembro, segundo informou o professor e pesquisador da Esalq, Fabio Marin, é de 178,7 milímetros.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba