Fogo começou após um carro pegar fogo na estrada. Cerca de 150 agentes, incluindo ICMBio e Bombeiros, atuam para tentar controlar as chamas. Incêndio atinge parte da Floresta Nacional de Carajás, no sudeste do Pará
Uma operação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) tenta controlar um incêndio de grandes proporções na Floresta Nacional de Carajás, no sudeste do Pará. Mais de 180 hectares já foram consumidos pelo fogo.
As chamas começaram depois de um acidente na última segunda-feira (5). Muita fumaça passou a encobrir a vegetação no meio da floresta.
O incêndio acabou se espalhando depois que um carro pegou fogo na estrada Raimundo Mascarenhas, que da acesso à Flona. O motorista seguia para a cidade de Parauapebas.
Mais de 150 pessoas, entre brigadistas do Corpo de Bombeiros e do ICMBio, se revezam para tentar controlar o incêndio.
O desafio é grande por causa do tempo seco e do vento que facilita a propagação das chamas. Três aeronaves e equipamentos de combate terrestre dão apoio à ação.
“Temos 180 hectares de área queimada e começamos a usar drones, helicópteros jogando água. Cada vez que a gente tenta combater para um lado, o vento tem favorecido a mudança desse fogo, mas é uma situação que a gente está tentando conter”, explica Vitor Garcia, do ICMBio.
Flona de Carajás pega fogo no Pará.
Reprodução / TV Liberal
A expectativa é que o controle do incêndio ocorra até o fim da semana. O Corpo de Bombeiros informou que também auxilia nos serviços no controle das chamas e resgate dos animais da área.
A Flona de Carajás foi criada em 1998 e possui 351,6 mil hectares, abrangendo os municípios de Água Azul do Norte, Canaã dos Carajás e Parauapebas, no sudeste paraense. A unidade de conservação é cortada pelo rio Tocantins.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará
Incêndio de grandes proporções destrói mais de 180 hectares da Floresta Nacional de Carajás, no Pará
Adicionar aos favoritos o Link permanente.