![](https://s2-g1.glbimg.com/ZDXE-lh6O0vwtIIwJjZB6HH6Atc=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/9/J/YkveF2S2CfmJrI6WfD9Q/abs.jpg)
Grupo de Sorocaba (SP) foi fundado em 2021 e recebe jogadores de todas as idades, desde crianças de oito anos até idosos com mais de 80. Sede da ABS recebe semanalmente jogadores de futebol de botão de toda as idades em Sorocaba (SP)
Amigos Botonistas de Sorocaba/Divulgação
Igual ao personagem Eduardo da famosa canção dos anos 80 “Eduardo e Mônica”, do Legião Urbana, jogar futebol de botão normalmente é uma atividade associada aos avós. Em contrapartida, um grupo de amigos, fãs da modalidade, decidiu se reunir e criar um clube para botonistas em Sorocaba (SP), a fim de integrar os jogadores da geração passada com a atual.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Nesta sexta-feira, dia 14 de fevereiro, é comemorado o Dia do Botonista, como são chamados os jogadores de futebol de botão ou futebol de mesa. Para celebrar esta data, o g1 conversou com Régis Ferrari, presidente do grupo Amigos Botonistas de Sorocaba (ABS), que oferece um espaço gratuito de descontração e nostalgia para os colegas, mas também inclui a filha adolescente na prática do esporte.
“Os Amigos Botonistas de Sorocaba foi fundado em 2021. Alguns amigos se reuniram para jogar. A sede é uma casa, que é própria, e a gente tem quatro mesas. [O grupo] começou a difundir, mas como uma brincadeira, como um hobby para a gente poder se divertir, reunir amigos, trocar experiências”, lembra Régis.
Régis Ferrari inagurou, com a ajuda de amigos, um clube de jogadores de futebol de mesa em Sorocaba (SP)
Amigos Botonistas de Sorocaba/Divulgação
A ABS fica aberta toda quinta-feira, no período da noite, na região da zona leste de Sorocaba, e recebe adeptos do esporte de todos os tipos, sejam eles profissionais ou pessoas que talvez nunca tenham jogado na vida. Desde sua inauguração, a ANS já realizou campeonatos, eventos e campanhas sociais.
O esportista também conta que deseja tornar a sua instituição um projeto filantrópico no futuro, porém, no momento, reúne fundos para manter as despesas fixas da sede, como água, luz, internet e a estrutura em si, com a qualidade das mesas e equipamentos.
Régis consegue estes valores comercializando itens como camisetas, assessórios e algumas comidas e bebidas no local.
Grupo de amigos se reúne semanalmente para jogar futebol de botão em Sorocaba (SP)
Amigos Botonistas de Sorocaba/Divulgação
🥅 ‘Ajuda você a praticar sua paciência’
Sarah Ferrari, de 16 anos, filha de Régis, começou a jogar futebol de botão logo quando o clube foi inaugurado. Ao g1, a jovem conta que a prática do esporte lhe proporcionou desenvolver habilidades fora do mundo digital.
“É um esporte muito bom e gostoso de jogar. Ele ajuda você a praticar sua paciência e, ao mesmo tempo, você se diverte. Eu fui incentivada pelo meu pai, que também pratica. Não pratico tanto por conta de compromissos, mas sempre que posso estou participando”, conta.
A esportista também destaca que o esporte deveria ser mais popular entre os jovens da sua idade pois “seria muito bom para tirar a concentração do celular e jogar um jogo diferente e divertido, socializando mais com outras pessoas”.
Além de Sarah, outros jovens costumam frequentar a ABS para jogar. Segundo Régis, o clube recebe jogadores de todas as idades, desde crianças de oito anos a idosos com mais de 80.
Sarah Ferrari joga futebol de botão desde que o clube de seu pai foi inaugurado em Sorocaba (SP)
Sarah Ferrari/Arquivo pessoal
⚽ O futebol de botão
De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol de Mesa, o jogo de botão foi reconhecido em 1988 pelo Conselho Nacional de Desportos (CND), que, na época, pertencia ao Ministério da Cultura, como esporte futebol de mesa ou simplesmente futmesa.
No início, os jogadores usavam botões de roupas para dar toques em outros botões, até que um objeto usado como bola fosse parar no gol. Depois disso, discos de cassino também foram usados para jogar, até que finalmente peças começassem a ser feitas especificamente para a prática esportiva.
Como na maioria dos jogos e brincadeiras que são criadas ou se popularizam pelo Brasil, o futebol de botão é jogado de formas diferentes ao redor do país, mas o princípio é parecido: jogar uma partida de futebol, porém em proporções menores e com as mãos. No estado de São Paulo, a modalidade mais famosa é a de 12 toques, sendo três toques por unidade de botão.
Grupo de amigos jogam futebol de botão toda semana em Sorocaba (SP)
Amigos Botonistas de Sorocaba/Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM