![](https://static.ndmais.com.br/2024/05/dfgh.jpeg)
O Figueirense entra em campo na noite desta quinta-feira, às 20h30 diante da Chapecoense e busca uma pronta reabilitação após ser derrotado pelo Barra no último sábado. Para o confronto o técnico Thiago Carvalho terá problemas para escalar a equipe, principalmente na zaga, já que Ligger e Felipe Santiago estão entregues ao DM.
![](https://static.ndmais.com.br/2024/05/dfgh-800x743.jpeg)
Estádio Orlando Scarpelli será o palco de Figueirense x Chapecoense nesta quinta-feira – Foto: Patrick Floriani/FFC
Diante da Chapecoense, mais do que uma reabilitação no Catarinense, o Furacão busca também a consolidação entre os quatro primeiros colocados. O Alvinegro vinha de quatro jogos de invencibilidade até ser derrotado pelo Barra.
Para o lateral esquerdo Leonan, a derrota tem que servir de aprendizado e não pode afetar o foco da equipe para os demais confrontos.
“Acredito que o foco da equipe siga o mesmo, nossas pretensões dentro do campeonato não mudaram e a gente segue em busca do nosso objetivo maior independente de ter sofrido uma derrota doída como foi no sábado”, disse o lateral do Furacão.
![](https://static.ndmais.com.br/2024/12/leonan-entrevista-figueirense-800x450.jpeg)
Leonan em entrevista coletiva – Foto: JP Bianchi/ND
Com relação ao rodízio de jogadores que Thiago Carvalho vem fazendo e a briga constante pela titularidade, Leonan destacou que competitividade interna é fundamental para o grupo de jogadores.
“Acho que é válido, a briga é sempre muito sadia por todos nós e quem sai ganhando é sempre o Figueirense com essa situação. Nós jogadores conseguimos manter um nível alto de disputa e isso é o que acaba fazendo a diferença”, completou Leonan.
Problemas para escalar a equipe
Para o confronto desta quinta-feira, o técnico Thiago Carvalho tem ao menos três desfalques.
Rodrigo segue entregue ao DM com lesão muscular. Já o zagueiro Ligger teve constatada uma lesão de grau 1 na coxa, o que deve afastar o atleta dos gramados por pelo menos dez dias.
![](https://static.ndmais.com.br/2025/02/ligger-figueirense-800x533.jpg)
Capitão do Figueirense, Ligger está fora do jogo – Foto: Patrick Floriani/FFC/ND
O também zagueiro Felipe Santiago é outro desfalque. Segundo a assessoria do clube, o atleta teve uma fratura no osso zigomático, que fica no rosto e deve desfalcar o Furacão por pelo menos 20 dias.
Com as baixas, a tendência é de que o treinador Alvinegro utilize o volante Rafinha Potiguar auxiliando o sistema defensivo ao lado de Samuel e Matheus Alves.
E o adversário?
A equipe treinada pelo técnico Gilmar Dal Pozzo busca ainda uma regularidade na competição. Com 11 pontos conquistados e apenas duas vitórias em oito partidas, o Verdão do Oeste vem de cinco jogos sem vencer, sendo quatro empates seguidos.
![](https://static.ndmais.com.br/2023/08/53086806113-81f78a9995-k-800x533.jpg)
Gilmar Dal Pozzo no comando da Chape – Foto: Tiago Meneghini/ACF/ND
Histórico de Figueirense e Chapecoense
O último título do Figueirense no Campeonato Catarinense foi no ano de 2018 e justamente contra o adversário desta quinta-feira.
Naquela oportunidade, o Furacão venceu a Chape em plena Arena Condá pelo placar de 2 a 0, com gols de Gustavo Ferrareis e Maikon Leite.
No total, Figueirense e Chapecoense já se enfrentaram 167 vezes na história, com 66 vitórias do Furacão, 48 do Verdão do Oeste e 53 empates.
FICHA TÉCNICA – FIGUEIRENSE x CHAPECOENSE – 9ª RODADA CATARINENSE 2025
FIGUEIRENSE: Fabrício; Léo Maia, Matheus Alves, Rafinha Potiguar e Samuel; Jhonny Douglas, Leonan, Gabriel Santiago e João Lucas; Nicolas e Marlyson.
Técnico: Thiago Carvalho
CHAPECOENSE: João Paulo; Maílton, Jhonnanthan, Eduardo Doma e Walter Clar; Bruno Mathias, Carvalheira e Giovanni Augusto; Dentinho, Mário Sérgio e Italo. Técnico: Gilmar Dal Pozzo
ARBITRAGEM: Bráulio Da Silva Machado, auxiliado por Thiaggo Americano Labes e Laizi Silva.
ONDE ASSISTIR: FCF TV, no YouTube
LOCAL: Estádio Orlando Scarpelli
DATA: 13/02/2025
HORÁRIO: 20h30