Vítima de uso de PMMA diz que boca inchou do dia para noite: ‘Parecia que ia explodir’


Mariana achou que o procedimento estético, realizado na cidade de Matão (SP), foi feito com ácido hialurônico, muito usado para dar volume a determinadas áreas do corpo e suavizar linhas de expressão. PMMA: vítimas relatam recuperação dramática e luta por justiça
A influenciadora digital Mariana Michelini se tornou uma vítima do uso de Polimetilmetacrilato, também chamado de PMMA, durante uma harmonização facial. A substância plástica, que o corpo humano não absorve, foi usada pela dentista Damaris Grace de Jesus, em dezembro de 2020, na paciente.
Mariana havia achado que o procedimento estético, realizado na cidade de Matão (SP), foi feito com ácido hialurônico – muito usado para dar volume a determinadas áreas do corpo e suavizar linhas de expressão.
Mas, como ela estava sentindo muita dor e inchaço, buscou ajuda médica. “Acordei totalmente com a boca inchada, com o queixo inchado, desesperada […] parecia que ia explodir a minha boca.”
“Cheguei lá (no médico) falando: doutor, é o ácido hialurônico. Então, a primeira coisa a se fazer é usar uma enzima para degradar essa substância. Ele injetou uma ampola inteira da enzima e nada aconteceu [..] “, dise Mariana. E foi assim que o médico descobriu que havia sido usado o PMMA.
“Eu entrei em desespero, eu achei que eu fosse morrer”, disse a influencer.
Influenciadora digital Mariana Michelini
Fantástico
Segundo o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), o Polimetilmetacrilato é um produto não absorvível que causa lesões crônicas, inflamatórias, e o pior: leva a lesão para o rim. Esse produto, quando é administrado, independente de quem administre, ele é difícil de ser removido, causando sequelas irreversíveis.
A Anvisa só autoriza o uso do produto para médicos e dentistas, em duas situações:
No preenchimento do rosto e do corpo;
e na correção de deformidades no rosto no pós-tratamento de pessoas que foram infectadas com o vírus HIV.
E no final de janeiro, o Conselho Federal de Medicina pediu à Anvisa a proibição da venda e uso do PMMA no Brasil.
A influenciadora digital realizou diversas cirurgias para tentar recuperar o rosto. Além disso, a defesa da dentista, que aplicou a substância, informou que um processo foi aberto por Mariana contra Damaris.
Veja a reportagem completa abaixo:
Danos do PMMA
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.