![](https://static.ndmais.com.br/2019/11/WhatsApp-Image-2019-11-27-at-09.14.52.jpeg)
A primeira IPTUR (Instalação Portuária de Turismo) alfandegada do Brasil foi autorizada em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina. Com isso, a cidade poderá fazer embarque e desembarque de passageiros de navios de cruzeiros. A portaria que concede a autorização foi publicada no Diário Oficial na sexta-feira (7).
![](https://static.ndmais.com.br/2025/02/balneario-camboriu-alfandegamento-porto-de-embarque-e-desembarque-de-cruzeiros-600x800.jpeg)
A boa nova do alfandegamento de Balneário Camboriú foi levada na manhã desta segunda-feira (10) para a prefeita Juliana Pavan pelas empresárias Juliana e Patrícia Tedesco e pelo diretor da empresa Gustavo Bauer. – Foto: Divulgação/ND
A conquista ocorreu por meio do Atracadouro Barra Sul, que está oficialmente autorizado a receber cruzeiros internacionais com alfandegamento local, permitindo o embarque e desembarque de passageiros vindos do exterior, com controle aduaneiro.
“Esse ganho irá fomentar toda a economia da cidade e da região, já que muitas pessoas virão de fora para fazer seu embarque aqui, o que impacta a hotelaria e o comércio em geral, e que se soma aos milhares de turistas que recebemos por mar desde 2017. Por isso estamos muito satisfeitos e motivados com mais essa conquista”, pontua a diretora do Atracadouro Barra Sul, Juliana Tedesco.
O alfandegamento coloca Balneário Camboriú em destaque no setor de cruzeiros e deve impulsionar ainda mais o turismo da cidade, que terá agora ponto de embarque, de partida e chegada na cidade.
“Essa é uma grande notícia para nossa cidade e mais uma vez Balneário Camboriú a frente quando o assunto é turismo. Os nosso parabéns à família Tedesco pelo comprometimento com o turismo aqui da nossa região”, disse a prefeita Juliana Pavan.
Investimento de R$ 10 mi colocou cidade na rota de embarque e desembarque de cruzeiros marítimos
![](https://static.ndmais.com.br/2019/11/WhatsApp-Image-2019-11-27-at-09.14.52-800x599.jpeg)
Vinda de cruzeiros para a cidade iniciou em 2017 – Foto: Divulgação
O investimento feito pelo Grupo Tedesco no projeto de alfandegamento foi de R$ 10 milhões. Com essa autorização, o Atracadouro Barra Sul se torna um ponto estratégico para o turismo marítimo do Estado, fortalecendo a economia local e atraindo ainda mais visitantes.
Os investimentos vão desde salas de operação para órgãos federais, scanners e demais equipamentos até equipe tecnicamente preparada para digitação de passaportes e treinada para o atendimento de alfandegamento.
Balneário Camboriú foi incluída na rota de transatlânticos em 6 de abril de 2017. Somente nesta temporada a cidade tem a previsão de receber 62 escalas de navios de passageiros.
Em outubro de 2014, devido aos constantes investimentos do atracadouro, a cidade foi reconhecida no Prêmio Krooze Awards como uma das Melhores Escalas de Cruzeiros da Temporada Brasileira de 2023/2024. Este prêmio inédito no Brasil homenageia as companhias, destinos e experiências mais relevantes para os cruzeiristas.