![](https://s2-g1.glbimg.com/e7zqVOTYGsldGTDIEL0iWQXljKw=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/x/N/x1Wk75TJqvor0fg3rZBA/escola-1.jpg)
Estudantes serão acompanhados durante formação técnica com mentorias, treinamentos e curso de inglês, segundo coordenação. Projeto de Campinas oferece suporte para jovens que desejam entrar no ensino médio técnico
Um projeto social formado por ex-alunos de escolas técnicas tem mudado a história de muitos jovens de Campinas (SP) e região. A iniciativa voltada para jovens em vulnerabilidade social está na primeira edição e conseguiu aprovar 81% dos alunos em colégios técnicos.
Ao longo de 2024, os alunos receberam aulas preparatórias gratuitas aos sábados, incluindo material, alimentação, transporte e uniforme.
“Foi muito esforço, todo dia aula de sábado e eu estou muito feliz, foi muito gratificante para mim”, diz Thaynah Pereira de 15 anos.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Segundo a coordenação, ter conquistado as vagas não significa desligamento, pois o projeto prevê acompanhamento dos estudantes durante formação técnica com mentorias, treinamentos e curso de inglês.
“Nós professores do grupo de whatsapp, a cada aprovação a gente comemorava como se fosse gol de Copa do Mundo. É uma conquista deles, lógico, é o mérito deles, mas a gente sente satisfeito por eles, por essa conquista. E saber que eles têm a oportunidade de ter um futuro melhor”, fala José Carlos Bortotto, professor de biologia.
Projeto formado por ex-alunos de escolas técnicas de Campinas aprova 81% dos jovens em vulnerabilidade social
Reprodução EPTV
Quem pode fazer:
Estudantes cursando o 8º ano em escola pública, com até 16 anos completos
Tenham estudado e venham estudar os 6º, 7º, 8º e 9º anos do fundamental em escola pública.
Sejam moradores da região metropolitana de campinas;
Tenham renda familiar inferior a três salários mínimos
O projeto foi criado por um grupo de ex-alunos de colégios técnicos públicos de campinas que constataram uma “barreira de acesso” para que jovens em situação de vulnerabilidade econômica conseguissem passar nos exames para escolas técnicas públicas.
Em 2024 foi realizada a primeira edição com 206 alunos inscritos no processo de seleção, destes foram selecionados 81. Ao longo do ano a taxa de evasão foi de 10% e ao fim do processo 59 estudantes ingressaram nos colégios técnicos.
As inscrições para 2025 estão encerradas e as provas de vem acontecer em setembro. Mas a pré-inscrição para ser avisado sobre a turma de 2026, alunos que estão no 8º ano em 2025 podem ser realizadas no site.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas