Náusea, vômito e problemas gastrointestinais: os efeitos adversos mais comuns do Ozempic


Estudo encontrou benefícios para a saúde cognitiva e comportamental, mas também revelou que o uso de GLP-1 foi associado a um maior risco de algumas condições. Os medicamentos Ozempic, Wegovy e Monjaro são aplicados com canetas subcutânea
Reprodução/Novo Nordisk/Eli Lilly
Os medicamentos análogos ao hormônio GLP-1 ganharam destaque nos últimos anos, especialmente no tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade. Entre eles, estão o Ozempic e o Wegovy, que têm como princípio ativo a semaglutida. Com a crescente popularidade desses medicamentos, novos estudos continuam a investigar seus efeitos na saúde.
Em janeiro, pesquisadores dos Estados Unidos analisaram dados de cerca de 2,4 milhões de pessoas com diabetes tipo 2, sendo que aproximadamente 216 mil usaram um medicamento GLP-1 entre 2017 e 2023. O estudo trouxe achados importantes, apontando tanto benefícios quanto riscos associados a esses remédios.
Possíveis efeitos adversos
Os pesquisadores identificaram alguns benefícios para a saúde cognitiva e comportamental, mas também observaram possíveis efeitos adversos associados ao uso de GLP-1, como:
Efeitos gastrointestinais: maior risco de náuseas, vômitos, refluxo gastroesofágico, gastrite e gastroparesia (retardo no esvaziamento do estômago).
Hipotensão e síncope: possibilidade de quedas na pressão arterial, aumentando o risco de desmaios.
Complicações renais: maior risco de nefrolitíase (pedras nos rins) e nefrite intersticial (inflamação dos rins).
Pancreatite induzida por medicamentos: risco aumentado de pancreatite aguda, uma inflamação do pâncreas que pode ser grave.
Diante desses achados, os pesquisadores reforçam que esses medicamentos precisam de um acompanhamento profissional para minimizar riscos e identificar complicações precocemente. Além disso, são necessários mais estudos para entender os impactos a longo prazo dos remédios na saúde.
Os benefícios encontrados no estudo
Apesar dos riscos, o estudo também apontou benefícios importantes dos medicamentos análogos ao GLP-1 em diferentes áreas da saúde:
Saúde mental: redução do risco de transtornos por uso de álcool, cannabis e opioides, além de menor incidência de esquizofrenia e ideais suicidas.
Neuroproteção: associação com menor ocorrência de Alzheimer, demência e convulsões.
Coração e circulação: redução nos riscos de infarto, AVC, insuficiência cardíaca e hipertensão pulmonar.
Sistema respiratório: menor incidência de pneumonia, DPOC e insuficiência respiratória.
Outros benefícios: menor risco de anemia, dor muscular, insuficiência hepática, doença inflamatória intestinal e câncer de fígado.
Os autores do estudo lembram que a pesquisa tem algumas limitações, como o fato de ter sido conduzida em veteranos dos EUA, grupo que pode não representar toda a população. Ainda assim, os resultados podem ser úteis para orientar a prática clínica, aprimorar a farmacovigilância e direcionar o desenvolvimento de novas pesquisas para avaliar os efeitos desses medicamentos de forma mais aprofundada.
Canetas para tratar obesidade e diabetes tipo 2: entenda como agem
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.