Uma trabalhadora francesa de 60 anos ficou revoltada após receber uma medalha pelos 40 anos de trabalho em uma empresa do país. Isso porque o “reconhecimento” veio após ela ser demitida por invalidez.
Segundo o portal Noticias Trabajo, Yolande Descamps era diretora assistente do departamento têxtil da empresa e precisou deixar de trabalhar por uma doença laboral que a deixou incapaz de realizar suas funções.
Demitida por invalidez tentou retomar rotina
Ela tentou retornar à rotina do trabalho, em uma função adaptada às condições dela, com jornada de meio período entre 10 e 12 horas semanais. A empresa, porém, não ofereceu uma opção viável para que ela pudesse atuar.
“Recebi uma lista de cargos na França e na Europa, mas nenhum deles era adequado. Por exemplo, me ofereceram um emprego como peixeira em Bègles, o que estava completamente fora das minhas habilidades e do meu estado de saúde”, conta.
Como não encontrou nenhuma opção adequada, a empresa decidiu, então, que a funcionária seria despedida por invalidez. O caso foi levado à Justiça pela trabalhadora. A empresa, porém, defendeu que cumpriu os prazos e procedimentos legais e que não havia vagas administrativas disponíveis para realocá-la.
Medalha foi entregue no dia seguinte após mulher ser demitida por invalidez
A história de Yolande teve um desfecho impressionante. Um dia após ser demitida por invalidez, a empresa a chamou para entregá-la uma medalha como reconhecimento pelos 40 anos de trabalho.
“Nunca pensei que acabaria assim”, conta a trabalhadora. Agora, ela vai esperar que a Justiça decida se a demissão foi justificada ou se a empresa poderia ter feito mais para se adaptar à condição da trabalhadora.