Deputado pretende excluir Bolsonaro de pesquisas eleitorais

Jair Bolsonaro, ex-presidente do BrasilIsac Nóbrega/PR

Um projeto de lei quer impedir que o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro apareça em pesquisas sobre as eleições de 2026. A proposta foi apresentada nesta terça-feira (4) pelo deputado federal Mário Heringer (PDT-MG), que quer proibir institutos de pesquisa de incluírem candidatos inelegíveis em seus levantamentos.  

A medida atinge diretamente Bolsonaro, que foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso o projeto seja aprovado, o ex-presidente não poderá ser mencionado nos levantamentos sobre a disputa presidencial.  

Embora o texto não cite Bolsonaro nominalmente, Heringer justifica a iniciativa como uma forma de “evitar a caducidade da legislação eleitoral brasileira frente ao avanço de forças políticas exóticas”.  

Na pesquisa mais recente do Instituto Quaest, divulgada na segunda-feira (3), o nome de Bolsonaro já não foi testado no cenário estimulado devido à inelegibilidade. No entanto, no levantamento espontâneo, ele apareceu empatado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ambos com 9% das intenções de voto.

A equipe de reportagem do portal iG procurou o deputado federal Mário Heringer e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro e aguarda resposta.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.