Novo polo produtor do projeto ‘Maniva Tapajós’ é implantado na comunidade Peruana, em Óbidos


Nove famílias produtoras receberam apoio técnico da Semab e atividades de preparo do solo para o cultivo da mandioca. Chegada das manivas doadas para o polo da Peruana
Ascom PMO / Divulgação
A comunidade Peruana distante 60 km da sede do município de Óbidos, no oeste do Pará, é o mais novo polo produtor de mandioca. A iniciativa visa o fortalecimento agricultura familiar no município, uma das prioridades da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento (Semab).
O projeto Maniva Tapajós é o responsável pelo avanço da cadeia produtiva da mandioca no município, desde a sua implantação em fevereiro de 2023.
Em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Instituto Federal do Pará, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-PA) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (Sedap), a Semab está levando assistência técnica para as famílias interessadas e doando mudas de maniva com qualidade genética e fitossanitária, livres de doenças, melhorando a fonte de renda dos comunitários.
No fim da semana passada, essa política de incentivo chegou para nove famílias da Peruana, comunidade que pertence ao território quilombola do município de Óbidos.
Preparação da maniva para plantio no polo da Peruana
Ascom PMO / Divulgação
Acompanhados dos técnicos das instituições parceiras, os agricultores participaram do plantio das matrizes doadas pelo projeto para aprenderem todos os procedimentos de cultivo. Antes, a Semab já havia realizado com os comunitários a correção do solo, mecanização da área de plantio e a calagem (aplicação de calcário para corrigir a acidez do solo).
Luziene dos Santos, liderança comunitária na Peruana, comemorou a chegada do projeto à região e lembrou da importância da iniciativa para melhorar a fonte de renda dos moradores da localidade.
“Pra nós é uma honra tá recebendo esse projeto aqui na comunidade. Eu sei que vai melhorar a renda de muita gente. Daqui a mais alguns anos, todos da comunidade vão tá recebendo essa maniva aqui. É um benefício muito bom para a comunidade Peruana”, disse a líder comunitária.
Após o plantio, a Semab continuará dando suporte aos produtores de Peruana
Ascom PMO / Divulgação
Após o plantio, a equipe técnica da Semab vai continuar ofertando suporte aos agricultores até que as manivas se desenvolvam e possam ser retiradas e distribuídas para outras áreas.
“O principal objetivo é fortalecer a produção de mandioca em Óbidos com a categoria de agricultores familiares. Essa nova fase já contempla mais quatro regiões, e hoje estamos aqui na comunidade Peruana beneficiando nove agricultores que estão acompanhando todo o processo desde a preparação do solo até o plantio”, destacou o titular da Semab, Roberto Pinedo.
Maniva Tapajós em Óbidos
Iniciado em 2023, o Maniva Tapajós atendeu três agricultores nos primeiros meses de atuação em Óbidos, nas comunidades Pedra Branca, Arapucu e na Vila União do Curumu.
Em 2024, esse número saltou para 24 famílias produtoras assistidas que residem nas três comunidades onde o projeto foi implantado no ano anterior, abrangendo também a comunidade Pedreira na mesma região.
Semab presenta na comunidade Peruana, novo polo do projeto Maniva Tapajós
Ascom PMO / Divulgação
Para assegurar o suporte necessário aos agricultores que se habilitaram para receber o Maniva Tapajós, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento dividiu as áreas de atuação por polos, e a expectativa é que nos próximos meses 52 novos agricultores familiares sejam atendidos, com a criação dos quatro polos: Peruana, Cipoal, Mamiazinho e São Vicente, além do Polo Curumu.
“Estamos contentes com esse avanço do projeto em Óbidos, o projeto Maniva Tapajós tem a parceria do Governo do Estado, através da Sedap que é quem compra e fornece as mudas certificadas pela EMBRAPA [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária] para poder melhorar cadeia produtiva da mandioca aqui na nossa região. Óbidos sem dúvida nenhuma é uma das referências na região em relação ao avanço dessa cadeia produtiva”, destacou Alda Luz Duarte, da Secretaria Regional de Governo do Baixo Amazonas, que acompanhou as atividades na comunidade Peruana.
Maniva resistente a pragas foi doada para o polo de Peruana
Ascom PMO / Divulgação
A Semab continua agora com o planejamento para atender as demandas nos quatro polos do Maniva Tapajós existentes no município, que contabiliza cerca de 80 famílias agricultoras beneficiadas.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.