Uma adutora de água de um dos principais reservatórios de Chapecó rompeu na sexta-feira (31) e causou transtornos para moradores de diversos bairros do município, localizado no Oeste de Santa Catarina, principalmente pela falta de abastecimento.
Falta de abastecimento em Chapecó
Muitos moradores reclamam da falta de água ao longo de todo o fim de semana e durante a segunda-feira. A Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) explicou que o abastecimento está recuperado na maior parte da cidade.
Segundo a companhia, alguns bairros mais distantes, principalmente na região Norte da cidade, podem sentir alguma descontinuidade no abastecimento.
Adutora rompeu e água invadiu a garagem de um prédio
A companhia informou que escavações de uma obra particular ocasionaram o rompimento de uma adutora de água de um dos principais reservatórios do município, na sexta-feira (31).
Por conta do incidente, o abastecimento foi comprometido em diversas localidades da cidade.
Conforme a Casan, foram registrados apenas danos materiais, sem vítimas feridas. Cerca de 11 carros e duas motos, que estavam estacionados na garagem do prédio, ficaram embaixo da água.
Novo vazamento
Na manhã de domingo (2), um novo vazamento foi registrado na adutora e a água novamente chegou na garagem, porém em menor proporção.
Em nota, a Casan ressaltou que o vazamento foi de pequena proporção e por apenas alguns minutos. “Logo foi identificado devido ao monitoramento intenso da região. O conserto já foi executado e o sistema está religado e operando normalmente”, explica a companhia.
Desabafo
Moradores registraram a água invadindo novamente a garagem do prédio. Em um dos vídeos que circulam na internet, um homem lamenta a situação: “São 6h da manhã e o prédio está assim de novo. Não damos mais conta de empurrar a água para fora”, desabafou.
Em nota, a empresa responsável pela construção citada pela Casan explicou que o rompimento da adutora ocorreu sob o passeio público, a mais de um metro de distância do tapume da obra.
“Nossa equipe técnica, engenheiros e departamento jurídico estiveram no local e constataram se tratar de um rompimento da adutora da Casan, de forma espontânea, devido a fragilidade da tubulação, provavelmente por sua antiguidade e/ou falhas na sua manutenção”, destacou a empresa.
Para orientações e solicitações de serviços, a companhia orienta que as pessoas entrem em contato pelos telefones 115 ou 0800-643-0195, além do aplicativo CasanSC.