Pará retoma emissão de meia-passagem intermunicipal para estudantes; saiba como solicitar


Documento garante desconto de 50% nas tarifas para viagens nos transportes hidroviário e rodoviário intermunicipais pelo estado. Pará cadastra estudantes para acesso à meia-passagem intermunicipal (Interpass)
Divulgação / Agência Pará
Estudantes podem solicitar a partir desta segunda-feira (3) a meia-passagem intermunicipal do Pará (Interpass). O documento garante 50% de desconto a estudantes nas tarifas do transporte hidroviário e rodoviário.
A carteira pode ser solicitada por estudantes do ensino técnico, graduação e pós-graduação, de instituições públicas e privadas (com renda mensal comprovada de até dois salários mínimos), que estudem e residam em municípios diferentes.
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A lei estadual nº 7.327/2009 estabelece os critérios do benefício, exclusivo para uso em período letivo. Assim, as instituições de ensino devem enviar para a Comissão Gestora Tripartite da Meia Passagem Estudantil Intermunicipal do Pará (Cogemep), a relação de estudantes com direito ao benefício.
Como solicitar
De acordo com o órgão, para alunos de Belém, Ananindeua e Marituba as solicitações do Interpass podem ser feitas de forma presencial no atendimento da Cogmep, localizado dentro do terminal rodoviário de Belém.
Estudantes dos demais municípios paraenses podem solicitar o documento diretamente nas suas instituições de ensino, responsáveis por enviar os requerimentos e documentos à Cogmep.
Documentação necessária
Requerimento impresso e preenchido corretamente e assinado pelo estudante e representante da instituição de ensino (disponível pelo link);
duas fotos 3×4 com fundo branco;
documento oficial com foto (original e cópia);
Cadastro de Pessoa Física (CPF), original e cópia;
comprovante de endereço de residência (original e cópia): contas de água, luz, telefone ou internet (em nome do aluno ou de seus pais), contrato de locação ou declaração de terceiros, com assinatura reconhecida em cartório em nome do proprietário ou responsável pelo imóvel;
declaração de matrícula atualizada (original e cópia);
declaração de renda (para alunos da rede privada, exceto beneficiários do ProUni), original e cópia: contracheque, extrato bancário (caso o recebimento do salário seja em conta), recibo de entrega da declaração de imposto de renda (IRPF) do aluno ou de seu responsável financeiro.
Estudantes dos demais municípios podem fazer a entrega de requerimento e apresentar a documentação nas próprias instituições de ensino.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].
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