Ao menos nove estados do Brasil devem ser atingidos por chuva nesta semana, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia. A precipitação é decorrente de uma ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), que se estabeleceu sobre o país ainda no fim de janeiro. O centro do país deve ser a região mais afetada.
Há chance de alagamentos, descargas de energia, quedas de árvore e ventos intensos nas áreas afetadas. O alerta é válido para a segunda-feira (3) e deve ser postergado para o decorrer da semana.
Previsão de chuva nesta semana em nove estados
Os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo estão sob vigência de um alerta laranja de perigo para chuvas intensas, podendo variar entre 30 e 100 milímetros acumulados por dia, além de ventos de até 100 quilômetros por hora.
O alerta laranja também se estende para regiões dos estados de Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul. O Oeste de Santa Catarina também está em alerta, mas na coloração amarela, que indica menor intensidade de chuva nesta semana.
Pela manhã, a precipitação deve ser de fraca a moderada nas regiões sudeste e centro-oeste. Em regiões do Amazonas e do Pará, pode haver chuva intensa, principalmente, nas áreas Norte desses estados.
Como fica o tempo em Santa Catarina?
A previsão do tempo em SC para esta segunda-feira (3), indica um início de dia com maior nebulosidade e nevoeiros entre o Meio-Oeste e as áreas litorâneas. No decorrer da manhã, a cobertura de nuvens diminui e as temperaturas sobem rapidamente em todo o estado.
A combinação de calor e umidade pode provocar pancadas de chuva e temporais isolados a partir do final da manhã, e ao longo da noite. O risco de ocorrências associadas às condições climáticas é considerado baixo a moderado, mas há possibilidade de chuvas fortes em pontos isolados.
A previsão do tempo em SC para terça (4) e quarta-feira (5) segue semelhante. As temperaturas continuam elevadas, variando entre 27°C e 36°C durante as tardes.