‘Now and Then’ foi lançada com ajuda de inteligência artificial para tratar vocais póstumos de John Lennon. Sean, filho do cantor, recebeu estatueta neste domingo (2). Sean Ono Lennon, filho de John e Yoko, aceita o prêmio de Melhor performance de rock para os Beatles
Chris Pizzello/Invision/AP
Os Beatles, separados há mais de meio século e com apenas dois membros vivos, ganharam o Grammy de Melhor Performance de Rock neste domingo (2). Sean Lennon, filho de John Lennon, foi quem recebeu a estatueta, entregue no evento antes da cerimônia oficial.
“Now and Then”, a música indicada, foi anunciada como “a última música dos Beatles” com a participação de todos os integrantes e foi lançada em 2023, mais de 40 anos após a morte de John Lennon e 20 anos depois de George Harrison falecer, com ajuda de inteligência artificial.
A demo de “Now and Then” foi escrita e gravada por Lennon décadas atrás, em uma fita cassete. A nova música apenas usou “stem separation”, um tipo de tecnologia de IA que permitiu a limpeza do excesso de ruído no som da demo.
‘Now And Then’, nova música dos Beatles, foi lançada com ajuda de inteligência artificial; entenda
A gravação original, feita em casa, tinha muita interferência de sons externos ou mal equalizados. A ferramenta então foi usada para isolar os vocais de John Lennon dessas partes indesejadas, tornando-a utilizável.
Em seguida, os criadores acrescentaram violão elétrico e acústico gravado em 1995 pelo falecido George Harrison, completando a música com a bateria de Ringo Starr e baixo, piano e slide guitar de Paul McCartney, além de outros vocais de apoio.