Solo encharcado e níveis de rios elevados mantêm Vale em alerta por causa das chuvas


Meteorologista do Cemaden explica que maior parte do volume previsto já choveu, mas ainda há previsão de temporais até domingo (2). Chuva atinge cidades do Vale do Paraíba
Lucas Tavares/g1
O solo encharcado e os níveis de rios elevados mantêm as cidades do Vale do Paraíba e região bragantina em alerta por causa da chuva. Essa condição aumenta o risco de ocorrências, como deslizamentos de terra e alagamentos.
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), boa parte da chuva prevista já foi registrada, mas ainda deve chover mais até domingo (2).
“A maior parte da chuva que tinha para cair, já caiu. Mas ainda tem previsão de chuva e localmente ela pode ser forte. Agora, um ponto importante é que o solo está encharcado e os rios com níveis elevados por conta dessa chuva que já caiu nos últimos dias. Por isso, nem precisa mais de tanta chuva para elevar o risco de deslizamentos e inundações”, explica Giovanni Dolif, meteorologista do Cemaden.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
As cidades da região registraram altos acumulados de chuva, especialmente no Litoral Norte de São Paulo. Veja abaixo o volume de chuva registrado pelos pluviômetros do Cemaden nas últimas 96 horas (consulta feita às 16h):
São Sebastião (Boiçucanga): 181 milímetros
São Sebastião (Toque Toque Pequeno): 170 milímetros
Caraguatatuba (Fazenda Serra Mar): 100 milímetros
Campos do Jordão (Jaguaribe): 71 milímetros
São José dos Campos (Freitas): 57 milímetros
Na região, o Cemaden alertou para risco de alagamentos e deslizamentos de terra em sete cidades: Aparecida, Atibaia, Campos do Jordão, Ilhabela, São Luiz do Paraitinga, São José dos Campos e São Sebastião.
Toda a região também segue incluída no alerta emitido pela Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o risco de ocorrências causadas pela chuva neste fim de semana.
Defesa Civil de São Sebastião alerta para acumulado de chuva
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.