![](https://static.ndmais.com.br/2025/01/feno-grego-1.jpg)
O feno-grego, uma erva medicinal amplamente utilizada na medicina tradicional, é uma fonte de fibras e vitaminas essenciais para o corpo. Esse alimento poderoso e pouco conhecido deve ser um elemento básico em todas as dietas devido aos seus benefícios. Confira!
![Feno-grego Colher com feno-grego](https://static.ndmais.com.br/2025/01/feno-grego-1-800x533.jpg)
Conheça o feno-grego, uma erva poderosa – Foto: Getty Images/iStockphoto/ND
O que é e para que serve o feno-grego?
O feno-grego é uma erva medicinal utilizada há séculos para auxiliar na saúde digestiva, no controle do colesterol e na perda de peso. Rica em fibras, nutrientes como magnésio, potássio e cálcio, e vitaminas, essa erva oferece diversos benefícios à saúde.
Uma revisão narrativa publicada pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) analisou 16 estudos in vivo e revelou que o feno-grego e seus subprodutos podem auxiliar no controle glicêmico do diabetes mellitus. Outros estudos também mostraram que a erva contém uma fibra solúvel que pode retardar a absorção da glicose, ajudando a estabilizar os níveis de açúcar no sangue após refeições.
![Feno-grego Feno-grego em uma colher de pau](https://static.ndmais.com.br/2025/01/feno-grego-800x521.png)
Erva é um poderoso anti-inflamatório – Foto: Reprodução/ND
O portal Tua Saúde destaca que a erva possui, ainda, propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que contribuem para a redução de processos inflamatórios no organismo e combatem os radicais livres.
Estudos sugerem que o feno-grego pode diminuir os níveis do colesterol ruim e melhorar a digestão, justamente por ser rico em fibras. Além disso, a erva tem a capacidade de aumentar a saciedade, auxiliando no processo de emagrecimento.
Pode tomar feno-grego todo dia?
![Feno-grego em pó Feno-grego em pó sobre um fundo branco](https://static.ndmais.com.br/2025/01/feno-grego-2-800x540.jpg)
A erva deve ser consumida como um tempero ou em chás, nunca pura – Foto: Unsplash/ND
De acordo com o portal Tua Saúde, a erva pode ser consumida diariamente, mas com moderação e sempre misturada a algum alimento, como em temperos ou na preparação de chás.
Quais são os efeitos colaterais do feno-grego?
Segundo o laboratório Drogasil, o feno-grego pode causar distúrbios gastrointestinais, como gases ou diarreia, em algumas pessoas. Em casos raros, alergias podem se manifestar, resultando em sintomas como coceira, inchaço ou erupções cutâneas.
O consumo excessivo dessa erva também pode trazer efeitos negativos para o organismo, podendo levar à hipoglicemia, caracterizada por níveis excepcionalmente baixos de glicose no sangue.
*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.