![](https://static.ndmais.com.br/2025/01/fotos-nd-2025-01-30t101717525.png)
Com um investimento de mais de R$ 2 milhões, o governador Jorginho Mello assinou, nesta quarta-feira (29), um contrato que prevê melhorias na Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil. Entre elas, a reforma dos oito diques para conter enchentes em Blumenau, no Vale do Itajaí.
![Governador Jorginho Mello, o secretário de Defesa Civil Mário Hildebrandt e o prefeito de Blumenau Egídio Ferrari A imagem mostra o governador Jorginho Mello, o secretário de Defesa Civil Mário Hildebrandt e o prefeito de Blumenau Egídio Ferrari, com documento de reforma de diques em Blumenau](https://static.ndmais.com.br/2025/01/fotos-nd-2025-01-30t101717525-800x600.png)
Segundo o contrato, foi autorizada a reforma dos oito diques do município – Foto: Divulgação/SECOM/ND
Além dos diques, estruturas que ajudam a minimizar os impactos da chuva e enchentes, o contrato prevê um novo conjunto de motobombas submersíveis, transformador, inversor de frequência e gerador a diesel.
Centros de gerenciamento de riscos e desastres
Junto com a ordem de reforma dos diques, também foram assinadas mais outras três ordens de serviço, referentes à Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil.
Com um investimento de R$4,7 milhões, o contrato é referentes à manutenção dos 20 Cigerds (Centros Integrados de Gerenciamento de Riscos e Desastres) de Santa Catarina, além da reforma da Central de Emergência em Florianópolis.
Cada centro irá receber reformas nos prédios, além de ferramentas, peças e matérias de reposição, que irão atender as necessidades de cada uma das unidades. Já a Central de Emergência irá funcionar dentro da estrutura do complexo da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina.