Após explosão na BR-101 em SC, peixes aparecem mortos; IMA monitora os impactos

Os impactos ambientais causados pela explosão de um caminhão carregado com produto perigoso na BR-101 em Paulo Lopes, na Grande Florianópolis, já começaram a ser sentidos. Após o acidente, que ocorreu na manhã deste sábado (25), peixes começaram a morrer em um rio próximo à rodovia e o IMA (Instituto do Meio Ambiente) atua para monitorar a situação.

Acidente na BR-101 causa impacto ambiental

Peixes morreram após derramamento de produto perigoso em rio – Foto: IMA/Divulgação/ND

De acordo com o órgão, o produto derramado é clorito de sódio, e seria utilizado para desinfecção na indústria alimentícia. O clorito de sódio é corrosivo e oferece riscos ao meio ambiente e à saúde por conta da toxidade dos vapore e líquidos que libera.

Cerca de 16 mil litros do produto foram derramados, contaminando o solo, a vegetação e a água do rio Cova Triste. Peixes das espécies Astyanax sp. (lambari) e Hoplias sp. (traíra) começaram a aparecer mortos ao longo deste sábado.

Segundo o IMA, as equipes se mobilizaram para verificar a situação ainda pela manhã, realizando o mapeamento dos cursos d’água que poderiam ser afetados pelo derramamento após a explosão.

Explosão bloqueou a BR-101

A explosão do caminhão, bloqueou a BR-101 na Grande Florianópolis, a partir do quilômetro 260, em direção ao Sul de Santa Catarina. Às 17h50, o trecho da rodovia estava liberado em mão dupla, com 13 km de congestionamento na pista sul e 8 km na pista norte.​

Novo acidente bloqueia a BR-101 em Araquari

Por volta das 18h deste sábado, uma carreta tombou na BR-101 em Araquari, bloqueando as duas pistas no sentido Sul e a faixa da esquerda no sentido Norte.

O motorista sofreu ferimentos leves e foi encaminhado ao Pronto Atendimento de Barra Velha para passar por avaliação médica.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.