Avião com 61 pessoas despenca sobre área residencial de Vinhedo (SP)

De acordo com a prefeitura da cidade, não houve nenhuma vítima em solo. A bordo estavam 57 passageiros e 4 tripulantes da Voepass. Ninguém sobreviveu. Queda de avião em Vinhedo (SP) mata 61 pessoas
Esta sexta-feira, 9 de agosto, entrou para a história da aviação brasileira com um acidente trágico. Em um movimento vertical, um avião com 61 pessoas caiu girando diante dos olhos aflitos de moradores da cidade paulista de Vinhedo. Ninguém sobreviveu.
Havia uma chuva fraca em Vinhedo quando moradores registraram imagens do avião em queda. Era 13h23. Na sequência, as pessoas espantadas filmaram a coluna de fumaça.
“O fogo estava muito forte em cima da minha casa. Eu pensei que era um helicóptero que ia pousa na minha casa e eu estava ele estava sentada na área e eu levantei. Quando eu levantei, ele estava igual um papel no ar”, conta Rosana de Oliveira Rios, auxiliar de limpeza.
“Eu vi ele descendo, e quando chegou mais perto das casas, do solo, ele começou a rodopiar, e de repente ele mudou pouco de direção, e aí eu vi ele mais perto ainda e falei, pronto, caiu… parecia que ele estava caindo em cima da minha casa”, diz Ana Lúcia, tosadora de cães.
Moradores registraram imagens do avião em queda em Vinhedo (SP)
Reprodução/TV Globo
“Sabe, um estrondo bem forte, imenso. Aí todo mundo ficou apavorado, e todo mundo correu. Entramos no porão para pegar os cachorros”, relembra Renato Celso Alves, autônomo.
Pessoas espantadas filmaram a coluna de fumaça após queda de avião em Vinhedo (SP)
Reprodução/TV Globo
O avião caiu em um quintal de um condomínio da cidade e foi tomado por chamas. Por muito pouco, não atingiu a casa. De acordo com a prefeitura da cidade, não houve nenhuma vítima em solo. A bordo estavam 57 passageiros e 4 tripulantes da Voepass.
“Em princípio, nós não temos vítimas externas ao avião, somente as vítimas do avião mesmo. O Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal local e alguns municípios da região estão dando todo o apoio”, afirma o secretário de Segurança de Vinhedo, Osmir Cruz.
O avião da empresa Voepass, modelo ATR-72-500, saiu de Cascavel, no Paraná, às 11h46, deveria pousar no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, às 13h50.
Segundo a plataforma Flight Radar, especializada em monitoramento de aeronaves, o avião subiu a 5 mil metros de altitude às 12h23 e seguiu assim até as 13h21, quando começou a perder altitude. Nesse momento, fez uma curva brusca. Um minuto depois, a altitude caiu a 1.250.
Altitude de avião caiu a 1.500 metros
Reprodução/TV Globo
Em um comunicado, a Força Aérea Brasileira (FAB) afirmou, por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), que o voo ocorreu dentro da normalidade até as 13h20, mas que a partir das 13h21, a aeronave não respondeu às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas, que a perda do contato radar ocorreu às 13h22.
O DECEA informou, ainda, que o SALVAERO foi acionado às 13h26 e encontrou a aeronave acidentada dentro de um condomínio e que investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – O Cenipa – estão no local para realizar a Ação Inicial da ocorrência.
No fim da tarde, a Voepass afirmou que todas as 61 pessoas a bordo do voo 2283 faleceram no local, que neste momento, prioriza prestar irrestrita assistência às famílias das vítimas e colabora efetivamente com as autoridades para apuração das causas do acidente.
A Voepass Linhas Aéreas informou ainda que a aeronave decolou de Cascavel sem nenhuma restrição de voo, com todos os seus sistemas aptos para a realização da operação.
Avião com 61 pessoas despenca sobre área residencial de Vinhedo (SP)
Reprodução/TV Globo
Avião com 62 pessoas a bordo cai em Vinhedo e não há sobreviventes
À noite, Luis Augusto, dono da casa onde atingida pelo avião, falou com os jornalistas.
“Eu, minha esposa e empregada. A gente no momento da colisão, achamos que era um helicóptero em pane pelo barulho. A hora que eu estava quase saindo da residência. E de repente nós vimos a aeronave já explodindo na garagem da minha residência. Provocou bastante coisa. Mas, assim, graças a Deus, em cima de tudo que aconteceu, foi o menor possível. Só a agradecer a Deus. Até a forma como a aeronave caiu, tá bom? Agradeço a vocês. Estou deixando o local, e agradeço vocês”.
Dono da casa onde atingida pelo avião que caiu em Vinhedo falou com os jornalistas
Reprodução/TV Globo

A região em que o avião caiu é cheia de condomínios de casas. Muitos moradores foram até o local para tentar ver de perto os destroços. Ao longo da tarde e início da noite, eles também trocavam mensagens com parentes para dizer que estavam bem. Muitos estavam em choque.
“Nunca imagina que vai acontecer na cidade da gente, no bairro, você tá dentro de casa, vê um negócio desse… o pânico… não tem o que falar, a gente fica sem palavras”, diz um morador.
Avião com 61 pessoas despenca sobre área residencial de Vinhedo (SP)
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Avião que caiu em Vinhedo (SP) fez curva brusca e caiu quase 4 mil metros em 1 minuto; veja trajetória
Avião cai no interior de SP: estol é uma das possibilidades para queda, apontam especialistas; entenda
‘Falei pra me colocar no avião’, diz passageiro que perdeu voo de aeronave que caiu em Vinhedo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.