O acúmulo da chuva derruba muro de divisa a um terreno desapropriado para a construção de um sistema de macrodrenagem do Binário da Praia Brava, em Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, causando riscos para a comunidade da Osvaldo Reis.
O morador do condomínio Brava Hill compartilhou imagens que mostram que um muro, que faz limite entre a casa desapropriada e outro residencial, rompeu com a chuva dos últimos dias e a lama invadiu parte do condomínio dele, que também faz divisa com o muro.
A lama invadiu o estacionamento e pátio do condomínio, além de parte do muro ter desabado, o que representou riscos aos moradores que passam pelo local.
Acúmulo da chuva derruba muro e traz riscos a moradores da praia Brava
O morador conta que a antiga casa do terreno foi demolida para o binário, com a parte da antiga garagem ainda tendo que ser retirada. O muro do condomínio foi construído sobre um antigo muro de pedras do imóvel desapropriado.
Logo após a entrega do prédio, há dois anos, houve a notificação para que uma obra de drenagem no terreno fosse feita, justamente para evitar que o muro cedesse, entretanto o sistema de macrodrenagem ainda não foi construída.
Construtora e prefeitura buscam solução
Por meio de nota, a construtora que aproveitou o muro explica que estão desde o início do ocorrido em contato com a equipe da prefeitura, que se mostrou bastante acessível e foi in loco junto à equipe e representantes do condomínio avaliar a situação.
“Contextualizando, existia uma edificação, a qual a prefeitura desapropriou e demoliu parcialmente, que na época da construção do nosso empreendimento impedia a construção de um segundo muro, pois qualquer escavação colocaria em risco a edificação outrora habitada”, traz a nota.
Com relação à construção desapropriada e parcialmente demolida, a mesma passou a acumular água na parte baixa do muro causando o rompimento.
“Entendemos que a construção do muro é ineficiente para resolução do problema, já que sem a estabilização do talude e drenagens adequadas, a situação de risco continua a mesma”, enfatiza.
“Em nossas interações com os representantes da obra da via, o mesmo disse que não tem data exata para execução desses serviços, podendo iniciar a partir de seis meses, mas mesmo assim faremos o fechamento do muro, para ser garantido o fechamento do imóvel”, finaliza.
A prefeitura informou que as obras do binário da Osvaldo Reis serão retomadas e tão logo, a drenagem no terreno será realizada.