De volta à presidência dos Estados Unidos para quatro anos de mandato, Donald Trump voltará a ter como carro oficial uma limusine blindada, apelidada de “The Beast” (“A Besta”, em inglês).
O carro foi utilizado por Donald Trump à frente dos Estados Unidos em 2018 e vinha sendo utilizado pelo ex-presidente do país, Joe Biden.
A “The Beast” foi encomendada pelo Serviço Secreto dos Estados Unidos em 2014 e foi produzida pela General Motors para ser uma versão mais longa de um Cadillac XT6, com o chassi de um caminhão Chevrolet Kodiak.
Limusine utilizada por Donald Trump
O veículo, que custa US$ 1,5 milhões (cerca de R$ 9 milhões na cotação atual), é blindado, resistente a explosões e selado para ser à prova de ataques bioquímicos. O carro usado por Donald Trump tem janelas de 7 cm de espessura e com a blindagem chega a 20 cm.
De acordo com informações da NBC News, o carro pesa cerca de 9 toneladas. As portas da limusine são tão pesadas quanto as de um jato Boeing 757, com mistura de aço alumínio e blindagem cerâmica.
Existe ainda um sistema de visão noturna, além de capacidade de disparar gás lacrimogêneo e maçanetas que podem ser eletrificadas para evitar invasão de intrusos.
Por dentro, a limusine pode acomodar até sete pessoas e existem porta-copos/garrafas, além de assentos de couro ainda com mesas dobráveis.
A “The Beast” é transportada de avião em viagens do presidente, seja para os Estados Unidos ou qualquer parte do mundo. Já no exterior, o carro traz a bandeira dos Estados Unidos e também do país visitado na parte dianteira.