Recentemente, Larissa Franklin foi considerada a única miss plus size da cidade. Ela também foi ganhadora do Miss Universo Plus Brasil em 2022. Consagrada única Miss Plus Size de Rio Preto conta história e luta contra o preconceito
Arquivo pessoal
Consagrada a única miss Plus Size de São José do Rio Preto (SP), Larissa Franklin, de 32 anos, conquistou o título no Concurso Miss e Mister Dreams Internacional realizado em Jaboticabal (SP), no dia 27 de julho. A rio-pretense também é vencedora do Miss Universo Plus Brasil, em 2022, e vai representar a cidade no Miss São Paulo Dreams deste ano.
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Larissa começou a trabalhar como modelo Plus Size em 2018. Um ano depois, em 2019, ganhou o primeiro prêmio como Miss Intercontinental Evidency Plus Size.
Atualmente, a rio-pretense, que sempre foi apaixonada por moda, trabalha como cuidadora de crianças, babá, cabeleireira a domicílio e segurança patrimonial. Divide as funções do dia a dia com as passarelas.
Franklin conta que ser a única miss a representar Rio Preto nesta categoria é uma mistura de sentimentos.
Larissa é a única Miss Plus Size de Rio Preto (SP)
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“É um sentimento de orgulho, responsabilidade, empoderamento e alegria, tudo misturado. Junto com o peso de estar desafiando os padrões de beleza e aceitação das pessoas”, conta.
Ela lembra que desde a infância, sempre teve o sonho de ser modelo, mas não imaginava que isso seria possível. Por ser uma menina humilde, teve muita dificuldade financeira e foi desacreditada por muitas pessoas. À época, o preconceito com pessoas que eram consideradas fora do “padrão da sociedade” a fizeram duvidar de si mesma:
“Achei que nunca ia chegar aonde eu cheguei. Hoje estou muito feliz, realizada e aconselho as mulheres Plus Size a nunca desistirem dos seus sonhos”.
Mas, para Franklin, o caminho até se tornar miss foi muito mais desafiador do que vencer os preconceitos e padrões sociais. O principal deles era fazer com que empresários e profissionais da moda abraçassem o sonho dela e acreditassem que isso era possível.
O primeiro concurso que Larissa ganhou foi como Miss Intercontinental Evidency Plus Size
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Hoje, consagrada no mercado regional, ela reconhece que a luta é constante. Principalmente com relação à remuneração desses profissionais.
“Um dos maiores desafios é a dificuldade financeira para comprar roupas, calçados, fazer os cabelos, as unhas e a maquiagem, porque o mundo Plus Size não é tão conhecido”, explica.
Atualmente, o objetivo da miss é vencer o Miss São Paulo Dreams de 2024, e, como consequência, disputar o concurso novamente em 2025, para conseguir maior visibilidade.
A Miss Plus Size de Rio Preto (SP) tem como objetivo vencer o Miss São Paulo Dreams de 2024 e também o de 2025
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Moda e tendências do segmento Plus Size
A moda Plus Size tem como objetivo valorizar as linhas do corpo e eliminar o conceito de que é necessário usar algum tipo de roupas ou acessório para disfarçar o excesso de peso.
A consultora de imagem e estilo, Renata Pires, explica sobre a relevância desse segmento dentro do universo da beleza e a forma como isso ajuda as pessoas que se identificam a se sentirem lindas, confiantes e empoderadas.
“A ideia é suprir essa necessidade, pois o sobrepeso não deve ser um motivo para minar os demais campos da autoestima; é sobre vestir-se bem para que isso deixe de impactar na saúde física e mental das pessoas”, conta.
Renata Pires, consultora de imagem e estilo na região de São José do Rio Preto (SP)
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O conforto e bem-estar das pessoas podem estimulá-las na perda de peso, caso tenham esse objetivo. Principalmente no que diz respeito às mulheres, que são extremamente ligadas à estética e à beleza física.
A Miss Plus Size de Rio Preto (SP) conta com a ajuda de diversos profissionais para poder realizar o sonho
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Para a consultora, é uma forma de proporcionar segurança, motivação e autoconhecimento.
“Sentir-se bem implica em sentir-se bonita, porque você olha no espelho e gosta daquilo de uma maneira muito mais positiva que antes”, explica Renata.
Apesar de ser um mercado promissor, a consultora destaca que o Plus Size ainda é visto como um problema por algumas marcas que consideram ser um segmento com custos de produção financeiramente inviáveis.
“É importante destacar que somos uma sociedade com uma variedade de corpos muito grande, para marcas grande, é inviável fazer muitas variações de numerações, mas as marcas nichadas são fundamentais para atender esse público que também precisa dessas roupas”, revela.
* Sob supervisão de Henrique Souza
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