Acadêmica do AP vai receber menção honrosa da SBPC por projeto sobre lideranças femininas


Lúcia Ferreira da Silva, de 46 anos, estuda Engenharia Agronômica no campus Porto Grande do Instituto Federal do Amapá. Anúncio foi feito esta semana e cerimônia de entrega ocorrerá no dia 11 de fevereiro, em São Paulo. Projeto sobre lideranças femininas, em Porto Grande
Reprodução
A estudante de engenharia agronômica Lúcia Ferreira da Silva, de 46 anos, foi anunciada esta semana como vencedora da menção honrosa da 6ª edição do Prêmio ‘Carolina Bori Ciência e Mulher’. A acadêmica, que mora no município de Ferreira Gomes, mas estuda no Instituto Federal do Amapá (Ifap) em Porto Grande, apresentou o projeto “Associativismo e o fortalecimento de lideranças femininas da Associação dos Artesãos de Porto Grande”.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
A cerimônia de entrega da premiação pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) ocorrerá em São Paulo, no dia 11 de fevereiro, Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.
O projeto se destacou pela abordagem inovadora ao explorar o papel do associativismo como ferramenta para promover o empoderamento de mulheres artesãs, fortalecendo suas lideranças e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região de Porto Grande.
“Receber essa menção honrosa é um marco importante, não só para mim, mas para toda a equipe que contribuiu para o sucesso desse projeto. É gratificante ver o trabalho com as artesãs sendo reconhecido em nível nacional”, afirmou a estudante premiada.
Acadêmica Lúcia Ferreira da Silva e a professora Célia Souza da Costa
Ifap/Divulgação
O trabalho foi orientado e coordenado pela professora Dr.ᵃ Célia Souza da Costa.
“Este reconhecimento mostra a força das mulheres no associativismo e como a ciência pode impulsionar mudanças reais na sociedade”.
A iniciativa incluiu atividades práticas, como oficinas de gestão coletiva, estratégias de mercado e valorização cultural, resultando em impactos positivos para a Associação dos Artesãos de Porto Grande com a realização de uma Feira do Empreendedorismo Feminino.
Projeto sobre lideranças femininas em Porto Grande
Ifap/Divulgação
Sobre o prêmio
Criado em 2019, o Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” é uma homenagem da SBPC às cientistas brasileiras destacadas e às futuras cientistas brasileiras de notório talento, que leva o nome de sua primeira presidente mulher, Carolina Martuscelli Bori.
A SBPC – que já teve três mulheres presidentes e hoje a maioria da diretoria é feminina – criou essa premiação por acreditar que homenagear as cientistas brasileiras e incentivar as meninas a se interessarem por este universo é uma ação marcante de sua trajetória histórica, na qual tantas mulheres foram protagonistas do trabalho e de anos de lutas e sucesso da maior sociedade científica do País e da América do Sul.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.