Jiboia ‘arco-íris’ é encontrada no quintal de casa em Goiás; entenda por que ela é colorida


Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer o resgate em Uruaçu, no norte de Goiás. Biólogo Edson Abrão explica que o colorido da serpente é um mecanismo de defesa contra predadores. Jiboia ‘arco-íris’ é encontrada no quintal de casa em Uruaçu. Divulgaçao/Corpo de Bombeiros
Uma jiboia da espécie arco-íris foi encontrada no quintal de uma residência no Setor Campo Formoso, em Uruaçu, na região norte de Goiás. Segundo o Corpo de Bombeiros, o animal foi resgatado sem ferimentos e liberado em seu habitat natural.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Ela foi encontrada nesta terça-feira (21). O biólogo Edson Abrão explicou, ao g1, que as jiboias arco-íris não são venenosas e, assim como as outras espécies de serpentes, elas têm procurado residências pelo fato do habitat natural delas estar ameaçado pela ação humana.
“Elas vão procurar abrigo e gostam muito de lugares sombreados e úmidos. Elas têm isso nessas casas, geralmente interior ou casas perto de regiões onde tem matas. Esses lugares também abrigam muitos roedores, muitos ratos, e elas conseguem sentir o cheiro, não pelas narinas, mas pela língua”, esclareceu.
Jiboia ‘arco-íris’ é encontrada no quintal de casa em Goiás; entenda por que ela é colorida
Divulgação/Corpo de Bombeiros
LEIA TAMBÉM:
Jiboia ‘arco-íris’ impressiona funcionários ao ser encontrada na porta de empresa em Goiás; entenda por que ela é colorida
Jiboia ‘arco-íris’ impressiona moradores ao ser encontrada em rua; entenda por que ela é colorida
Jiboia ‘arco-íris, píton em piscina durante festa e cobra vendida em feira: relembre resgates inusitados de serpentes em Goiás
Entenda a cor da jibóia arco-íris
O biólogo explicou que as jiboias arco-íris desenvolveram a capacidade de refletir a luz do sol como uma forma de sobrevivência e proteção contra os predadores. Essa capacidade recebe o nome de iridescência.
“É uma evolução que essa espécie desenvolveu para se proteger dos predadores, porque quando ela reflete a luz do sol, grande parte dos animais não conseguem ver cor e acham que é um sol. Os predadores, às vezes, confundem ela com o reflexo de uma pedra, até de uma água”, contou.
De acordo com o biólogo, as jiboias arco-íris são predadoras de pequenos animais, mas também são predadas por outros animais como gaviões, onça, lobo, especialmente por não serem peçonhentas. Abrão esclarece que é a jiboia arco-íris não está em extinção, mas que se trata de uma espécie rara.
Além disso, o biólogo esclarece que a serpente é mais tranquila do que outras espécies de jiboias, mas deve ser manuseada com cuidado e por pessoas adultas. “Ela pica quando ela é manuseada e se sente atacada. Por isso, é importante chamar os órgãos competentes para fazer o resgate desse animal”, orientou.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: Últimas notícias de Goiás
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.