Anabolizantes clandestino levam até remédio de sarna na fórmula e colocam dono de marca na prisão


Segundo a polícia, a mercadoria era feita de formas clandestina e insalubres. Anabolizantes clandestino levam até remédio de sarna na fórmula e colocam dono de marca na
O Fantástico deste domingo (19) destacou detalhes da prisão de uma quadrilha no Rio de Janeiro que produzia e vendia anabolizantes clandestinos para todo país. Segundo a polícia, a mercadoria era feita de formas clandestina e insalubres.
“Esses anabolizantes eram produzidos de forma totalmente clandestina, em condições insalubres: não tinha a licença do órgão competente sanitário. Produtos totalmente nocivos à saúde, que podiam causar até intoxicação”, destaca delegada da Polícia Civil/RJ, Iasminy Vergetti.
Em uma conversa interceptada pela polícia, Miguel Barbosa de Souza Costa Júnior, o chefe da organização criminosa, recebeu instruções para fabricar um dos produtos, com a inclusão de benzoato de benzila, uma substância utilizada como repelente de insetos e também para combater a sarna – mas que, quando injetada no organismo, pode ser tóxica.
Na troca de mensagens, a pessoa segue com as instruções: “taca no calor, uns 20, 30 min. Vai feder. Deixa no calor até mudar de cor, uma cor de gasolina alaranjada”.
“A partir de fontes com procedência duvidosa, isso pode trazer vários problemas para o funcionamento do nosso corpo, principalmente para o fígado e, com o passar do tempo, podem provocar tumores hepáticos”, alerta o gastroenterologista, Alberto Farias.
Anabolizantes clandestino levam até remédio de sarna na fórmula
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM:
A prisão de grupo que produzia e vendia anabolizantes clandestinos
‘Soca veneno nele’: as trocas de mensagens entre chefe de quadrilha de anabolizantes clandestinos e ex-tenente
Prisões
Essa semana, 15 pessoas ligadas ao grupo foram presas. Miguel foi preso em casa, na cidade de São Gonçalo, região metropolitana do Rio.
Além do tráfico de anabolizantes, a organização criminosa também é suspeita de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e outros crimes financeiros. A polícia afirma que vai investigar também a rede de influenciadores digitais pagos para divulgar os produtos clandestinos.
Riscos à saúde
Os anabolizantes são produtos sintéticos geralmente derivados do hormônio sexual masculino, a testosterona. No Brasil, o uso é regulamentado para tratamentos de saúde, com receita médica.
Mas a prescrição de anabolizantes para ganhos de rendimento ou fins estéticos foi proibida pelo Conselho Federal de Medicina.
“Isso pode trazer vários problemas para o funcionamento do nosso corpo, principalmente para o fígado e, com o passar do tempo, podem provocar tumores hepáticos”, afirma Alberto Farias, gastroenterologista.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.