‘EPTV nas Férias’ desbrava trilhas com paisagens exuberantes e revela histórias inspiradoras no interior paulista e Sul de MG


Série de reportagens percorre diversas cidades na área de cobertura da emissora e traz curiosidades sobre os percursos. g1 terá conteúdo exclusivo sobre cada trecho. Já tem planos para curtir o verão? Unindo o contato com a natureza ao exercício físico, além da aventura e diversão, as trilhas são destinos que podem render momentos memoráveis e te levar a lugares únicos.
Pensando nisso, a equipe da EPTV, afiliada à TV Globo, visitou algumas das principais trilhas do interior paulista e do Sul de Minas Gerais. Serão exibidas cinco reportagens no EPTV 1, a partir desta terça-feira (21), que mostram a experiência de cada um dos lugares.
E o g1 trará conteúdos exclusivos diariamente. As reportagens especiais vão incluir dicas de como tornar as viagens menos difíceis até diários da produtora Giulia Bucheroni com detalhes das cidades ou de trechos dos destinos.
📲 Receba as notícias do g1 Campinas no WhatsApp
⛰️🚶‍♀ Dentre os trajetos selecionados estão percursos de níveis difíceis, como expedições com água e atividades mais radicais, a trilhas fáceis que podem ser aproveitadas por toda família. Veja um resumo das trilhas visitadas abaixo.
‘ETrilha na Serra da Canastra, reserva natural em Minas Gerais
Pedro Santana/EPTV
1. Trilhas com água em Brotas
Com uma variedade de nascentes e centenas de quedas d’água catalogadas, a reportagem desta terça-feira (21) conhece opções de trilhas em Brotas (SP), cidade a cerca de 62 km de distância de São Carlos.
Todos os caminhos percorridos levam para alguma cachoeira, o cartão postal do município. O público poderá conhecer as cachoeiras Santa Maria, dos Quatis, Andorinha, Figueira e Cassorova, eleita a 8ª mais bela do Brasil.
Trilha em Brotas (SP), na região de São Carlos (SP)
Pedro Santana/EPTV
2. Trilha até a Pedra do Elefante, em Andradas
Você gosta de mistérios? Segundo a lenda, em cima da Pedra do Elefante de Andradas (MG), cidade cerca de 42 km distante de Poços de Caldas (MG), havia um diamante cor-de-rosa que brilhava intensamente e podia ser visto de longe.
Moradores da região contam que estrangeiros roubaram a pedra que, atualmente, estaria em posse da coroa britânica. Lenda ou não, a reportagem desta quarta-feira (22) mostra o caminho que leva para o ponto turístico, um dos mais buscados pelos trilheiros.
Pedra do Elefante de Andradas (MG), na microregião de Poços de Caldas (MG)
Pedro Santana/EPTV
3. Trilha atravessando o Circuito das Águas Paulista e Sul de MG
Tudo começou com uma promessa. Após vencer o câncer em 2012, a corretora de imóveis Kate Jeremias fez o “Caminho da fé”, trajeto de peregrinação em direção ao Santuário de Nossa Senhora de Aparecida, em agradecimento pela cura.
Ao retornar, ela decidiu criar o “Caminho pro interior”, uma trilha que atravessa as fronteiras de 20 cidades e cinco distritos por estradas rurais e urbanas de cidades do Circuito das Águas Paulista e do Sul de Minas, em uma extensão de 537 km.
A reportagem desta quinta-feira (23) parte da Igreja Nossa Senhora do Rosário, ponto inicial do trajeto no Centro de Serra Negra (SP), cidade a cerca de 86 km de distância de Campinas.
Trilha entre Serra Negra (SP) e Campinas (SP)
Pedro Santana/EPTV
4. ‘Trilha Secreta’ em Cássia dos Coqueiros, árvores centenárias em Patrocínio Paulista e Cachoeira do Esmeril em Altinópolis
Para quem está em busca de uma opção na região de Ribeirão Preto, a reportagem desta sexta-feira (24) apresenta três alternativas para todos os gostos, que vão desde apreciação da biodiversidade até opções com cachoeiras.
Com um nível de dificuldade intermediário, a trilha secreta é um circuito oval em Cássia dos Coqueiros (SP), município a cerca de 80 km de Ribeirão Preto, que passa por áreas de mata fechada, asfalto e trechos que margeiam fazendas com animais ruminantes, além da Cachoeira do Salto.
Em Patrocínio Paulista (SP), a cerca de 102 km de Ribeirão Preto, a trilha passa na transição entre dois biomas: o Cerrado e a Mata Atlântica. Além da biodiversidade, as gigantes árvores centenárias são um espetáculo a parte.
A última aventura na região foi para a trilha que chega na inabitada Cachoeira do Esmeril, local que está na divisa entre Patrocínio Paulista e Altinópolis (SP), a 68 km de distância de Ribeirão Preto. Se você gosta de experiências radicais, é possível andar de rapel, de tirolesa ou de rope jump.
Riacho em Cássia dos Coqueiros (SP), na região de Ribeirão Preto (SP)
Pedro Santana/EPTV
5. Trilha na Serra da Canastra
A última reportagem da série, que vai ao ar neste sábado (25), viaja até a Serra da Canastra, um dos mais importantes parques nacionais do Brasil e berçário de rios que nascem em meio a paredões rochosos — que abrigam centenas de cachoeiras.
Localizada em Delfinópolis (MG), cidade a 278 km de Varginha (MG), a reserva conta com várias opções de trilhas que levam a paisagens espetaculares. Uma delas, inclusive, passa pelas oito cachoeiras da reserva.
‘EPTV nas Férias’: Serra da Canastra, reserva natural em Delfinópolis (MG).
Pedro Santana/EPTV
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.