Moradora de favela na Zona Oeste de SP recebe conta de água de R$ 10 mil: ‘Quase infartei’


Sabesp informou que os cadastros dos clientes da tarifa social foram reativados e que valores acima da média foram revistos. A empresa disse que, para manter o benefício da tarifa social, é essencial a atualização dos dados no CadÚnico. Contas da Sabesp chegam a quase R$ 10 mil em comunidade na Zona Oeste de SP
Reprodução/TV Globo
Uma moradora da favela do Nove, na região da Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo, recebeu uma conta de água da Sabesp no valor de quase R$ 10 mil. Além dela, dezenas de outros moradores tomaram um susto ao receber os boletos.
“Eu quase infartei, porque moro sozinha em dois cômodos, um banheiro. Só tenho três torneiras na minha casa, uma na cozinha, uma no banheiro e uma na máquina. Não é pra infartar? Eu quero uma solução pro meu problema. Não tenho condições de pagar essa conta de água”, relatou Maria Helena.
Ela mostrou todos os boletos pagos nos últimos dois anos.
Há 40 anos na Vila Leopoldina, a Favela do Nove tem os dramas de toda comunidade, como falta de serviços de infraestrutura e casas improvisadas. Entre as carências, estava a falta do serviço de água e esgoto, mas a Sabesp começou a regularizar as ligações e a instalar os relógios para medir o consumo em 2021.
Em 2024, o SP2 já mostrou que dezenas de moradores das comunidades do Nove e da Linha, que são vizinhas, estavam recebendo contas com valores altos.
O líder comunitário Alexandre Beraldo diz que muitas contas chegam com valores acima da chamada tarifa social, criada para a população de baixa renda.
“São muitas pessoas da comunidade que estão com esse mesmo problema da dona Maria. Contas altíssimas, que todo mês eles pedem para atualizar os dados no CadÚnico. Ainda continuam recebendo essas contas altíssimas. A medição está totalmente errada, e a cobrança também. Está defasada. Estão cobrando, muitas vezes, a tarifa residencial, que é para as pessoas que moram na Vila Leopoldina. Nós moramos na comunidade. Tem que ser a tarifa vulnerável.”
O que diz a Sabesp
A Sabesp informou que os cadastros dos clientes da tarifa social foram reativados e que os valores foram revistos. A empresa disse que, para manter o benefício da tarifa social, é essencial a atualização dos dados no CadÚnico.
Em resposta à história de Maria Helena, a Sabesp disse que a conta dela vai ser revista e que um técnico da companhia vai ao local apurar o que aconteceu.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.