Cidades do Vale do Itajaí enfrentam danos e alagamentos causados pelas fortes chuvas que atingem a região desde quinta-feira (16). Municípios como Brusque e Gaspar são um dos mais impactados pelo evento climático, com registros de deslizamentos e cheias em vias públicas.
Mais de 90 ocorrências registradas em Brusque
No último boletim divulgado pela Prefeitura de Brusque na tarde desta sexta-feira (19), a cidade contabilizava 90 ocorrências relacionas às fortes chuvas que atingem a região.
Das ocorrências, 63 foram de deslizamentos. Apesar de haver uma trégua, ainda há risco de agravamento ao final do dia. Além disso, foram relatados alagamentos pontuais em diferentes áreas da cidade, quatro rompimentos de tubulação e três quedas de muro.
A Defesa Civil da cidade orienta os moradores a redobrar a atenção em qualquer sinal de perigo, como trincas no solo, rachaduras em paredes ou inclinação de árvores.
Em Brusque, 144 pessoas seguem desalojadas, sem registro de desabrigados.
Nas últimas 7 horas, a cidade registrou 3,60 mm de chuva. Nas últimas 24h, os acumulados chegam a mais de 120 mm. Nas imediações do loteamento Emma II, o trânsito segue interditado. O Rio Itajaí-Mirim segue dentro da normalidade, com cerca de 2,96 m.
Em casos de necessidade, os moradores podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Para receber alertas no celular, basta enviar uma mensagem de texto com o número do CEP da rua para o número 40199. Ou ainda via aplicativos de mensagens Telegram e WhatsApp, pelo número (61) 2034-4611.
Gaspar decretou estado de emergência
A cidade de Gaspar, no Vale do Itajaí, decretou estado de emergência na manhã desta sexta-feira (17). O município segue em situação de alerta para deslizamentos por conta do grande volume de chuvas.
Desde quinta-feira (17) até a tarde desta sexta-feira (18), foram atendidas 121 ocorrências, em todas as regiões de Gaspar. Entre as ocorrências registradas estão:
- 66 alagamentos
- 9 quedas de árvores
- 36 deslizamentos
- 2 quedas de muro
- 4 avaliações de engenharia
- 1 queda de poste
- 3 entregas de lona
O nível do Rio Itajaí-Açu chegou 1,02 metros, dentro da normalidade. O prefeito da cidade, Prefeito Paulo Koerich, agendou para a manhã sábado (18) uma reunião do GRAC (Grupo de Ações Coordenadas), para alinhar as ações para o atendimento da população e manutenção dos serviços essenciais.
A Defesa Civil reforça a importância de a população ficar atenta às atualizações e orientações emitidas pelos canais oficiais da Prefeitura de Gaspar e utilizar os telefones 199 para ocorrências e 193 para emergências.
Blumenau atendeu mais de 60 ocorrências devido às fortes chuvas
A cidade de Blumenau atendeu 64 ocorrências relacionadas às chuvas até esta sexta-feira (17), sendo 49 por deslizamento de terra. O volume médio de chuva registrado foi de 115 mm até esta tarde.
A região Sul é o local com maior concentração de ocorrências, sendo destas, 12 atendidas no bairro Progresso.
As equipes da Semus (Secretaria de Promoção da Saúde) estiveram na manhã dessa sexta-feira (17) no local do deslizamento de terra que atingiu a Central de Ambulâncias.
Após visita e avaliação da Defesa Civil, a primeira ação realizada foi a remoção da árvore que caiu sobre a estrutura, executada pelos bombeiros para normalizar a área. A retirada dos demais entulhos está agendada para a próxima segunda-feira (21).
Rodeio registrou alagamentos nesta sexta-feira
O município de Rodeio é uma das cidades atingidas pelas fortes chuvas que atingem o Vale do Itajaí. Por conta do evento climático, a Unidade Avançada de Saúde do Centro suspendeu os atendimentos nesta sexta-feira (17).
Em alguns pontos da cidade, foram registrados grandes alagamentos, com imagens divulgadas pela própria Prefeitura de Rodeio.
Fortes chuvas afetaram Ascurra
As fortes chuvas que atingiram Ascurra, no Vale do Itajaí, causaram alagamentos na cidade, com com o maior acúmulo de água registrado na região do bairro Vila Nova e na divisa com o município de Rodeio. As áreas mais baixas e o Centro do município também foram atingidos.
Algumas ruas ficaram interditadas, trazendo transtornos para os moradores. Assim como ocorreu no litoral catarinense, a Prefeitura de Ascurra informou que os temporais isolados não foram previstos pelos radares meteorológicos.