Banhista encontra mais de 200 peixes mortos em praia no litoral de SP: ‘Desconfortável e nojento’


Cena foi registrada em São Vicente, no litoral de São Paulo. Banhista leva filhos a praia e se depara com mais de 200 peixes mortos: ‘Desconfortável e nojento’
Arquivo pessoal/Luize Kristini
Uma longa fileira de peixes mortos foi registrada na Praia da Ilha Porchat, em São Vicente (SP). Na areia, o número 148 indicava a quantidade inicial de animais encontrados, mas o total acabou ultrapassando os 200. As imagens, feitas pela psicopedagoga Luize Kristine, 35 anos, mostraram uma cena que a deixou chocada.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
“Achei desconfortável e nojento estarmos na beira da água e os peixes mortos esbarrarem em nossos pés”, Luize, que foi à praia acompanhada dos filhos, que continuaram a encontrar animais mortos e contaram mais de 200 deles sem vida.
A psicopedagoga contou ter escolhido se banhar com os filhos na Praia da Ilha Porchat porque estava sinalizada como própria para banho, com bandeira verde, no site da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cestesb). “Não pretendo voltar”, afirmou.
Descarte ilegal
No vídeo registrado, é possível ver que diferentes espécies de peixes estavam enfileiradas na areia. O biólogo Rafael Silva, 36 anos, acredita que os animais foram descartados pelos pescadores em alto-mar.
“O arrasto é feito de madrugada, e os peixes que não têm valor comercial são descartados no mar. A maioria desses animais morre”, explicou o especialista.
Quanto aos riscos para os banhistas, o especialista alerta que, embora os peixes não representem um perigo imediato, o consumo de animais mortos não é recomendado, já que a conservação deles está comprometida. “Principalmente com os bagres, acidentes ocorrem devido ao descarte irregular”, completou.
Entre os peixes encontrados, o biólogo identificou as seguintes espécies, comuns na “zona de arrebentação” da região:
Bagre Branco (Genidens barbu)
Roncador (Haemulopsis corvinaeformis)
Betara (Menticirrhus littoralis)
Corvina (Micropogonias furnieri)
Parati (Mugil brevirostris)
Guaivira (Oligoplites saliens)
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.