O truque para ganhar no ‘pedra, papel ou tesoura’, segundo especialistas

Quem nunca jogou pedra, papel ou tesoura alguma vez? Na escola, antes de começar uma competição esportiva, ou até mesmo para decidir algo trivial, esse jogo está presente em tudo. Mas sabia que existe um truque para você sempre sair vitorioso? Um especialista no assunto, destaca como os padrões psicológicos influenciam.

pedra papel ou tesoura

Pedra, papel ou tesoura é um jogo de estratégia – Foto: Reprodução/ND

Embora seja um jogo simples, pedra, papel ou tesoura pode não ser tão aleatório quanto parece. De acordo com um estudo compartilhado em suas redes sociais, Nick Metzler afirmou que existe uma estratégia psicológica que pode favorecer quem quer vencer.

Metzler explicou como os padrões de comportamento humano afetam as escolhas feitas no jogo, apresentando uma abordagem que pode mudar a forma de jogar.

Qual é o truque para ganhar no pedra, papel ou tesoura?

De acordo com Metzler, o truque é observar como as pessoas tendem a escolher seus movimentos com base no que ouvem. “Quando as pessoas dizem ‘pedra, papel ou tesoura’, elas têm mais chances de escolher pedra ou tesoura, pois são as palavras que ouviram primeiro e por último”, explicou ele.

Começar com pedra é uma estratégia vantajosa – Foto: Getty Images/iStockphoto/ND

Com base nessa observação, o especialista sugere que começar com pedra é uma estratégia vantajosa, pois tem uma alta probabilidade de empate ou vitória na primeira rodada. Essa tendência é explicada por um viés cognitivo que afeta decisões rápidas, até mesmo em um jogo aparentemente aleatório.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Nick Metzler (@nickmetzler1)

Portanto, o papel é a opção menos popular, de acordo com a visão de Metzler. Segundo ele, muitas pessoas evitam começar com papel porque, na sua experiência, essa escolha geralmente resulta em derrota.

No entanto, o especialista também apontou que as dinâmicas mudam em partidas no estilo melhor de três. Nesses casos, os jogadores tendem a ajustar seus movimentos com base nas jogadas anteriores, o que adiciona uma camada de complexidade ao jogo.

Jogos que envolvem padrões psicológicos

O estudo de Metzler não é o único que questiona a ideia de que certos jogos dependem exclusivamente do acaso. Um estudo recente realizado por cientistas da Universidade de Amsterdã revelou que os lançamentos de moeda – cara ou coroa – tradicionalmente considerados completamente aleatórios, também apresentam um viés que diminui o componente aleatório.

Após analisar mais de 350.000 lançamentos, os pesquisadores descobriram que o lado da moeda que começa para cima tem 50,8% de chances de voltar à mesma posição. Embora a diferença seja pequena, ela indica uma tendência.

Lado da moeda que cai pra cima tem mais chancer de cair na mesma posição em outra jogada – Foto: Reprodução/ND

No entanto, os especialistas consideram essa descoberta uma evidência de que, até mesmo nos jogos de azar mais simples, fatores físicos e psicológicos influenciam as decisões.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.