O funcionamento do tão aguardado Contorno Viário da Grande Florianópolis já está beneficiando os usuários. Liberada para tráfego desde as 9 horas do último sábado (10), a nova rota marca um avanço significativo na mobilidade da região, garantindo mais segurança, fluidez e otimização dos trajetos.
Apesar de a abertura ter ocorrido em um fim de semana, o trajeto, idealizado para aliviar o intenso fluxo de veículos na BR-101, principalmente em horários de pico, já mostrou resultados positivos.
Podendo acessar em Biguaçu pelo km 176, no sentido Porto Alegre, ou em Palhoça pelo km 219, no sentido Curitiba, na BR-101, os motoristas de carros e, principalmente, os de caminhões e carretas, já começaram a utilizar o novo percurso.
O caminhoneiro Welliton Santos, 25 anos, é um dos motoristas que escolheram utilizar o Contorno Viário. No caso dele, já precisou passar duas vezes, tanto para ir até seu destino no Rio Grande do Sul quanto para voltar para Antônio Carlos.
Segundo Santos, a inauguração do trecho era muito aguardada por ele e por seus colegas de trabalho.
“Antes, tínhamos que pegar todo o trânsito e, como é tudo agendado, se atrasássemos uma hora, por exemplo, perdíamos o carregamento e ainda ficávamos sem saber quando iríamos carregar de novo”, relata sobre como era antes da inauguração do novo trecho.
“Agora, pelo que pude observar, o movimento nos dois sentidos do contorno é bem tranquilo, bem sinalizado, a estrada é boa de andar. Já deu pra notar que poupei muito do tempo”, avaliou o motorista.
A Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pelo trecho, estima que 18 mil caminhões usem o Contorno Viário diariamente. Isso deve diminuir significativamente o fluxo de veículos pesados no eixo principal do perímetro urbano da BR-101, na região metropolitana de Florianópolis, como já pôde ser observado pela reportagem na manhã de ontem.
Ao andar por todo o trajeto da BR-101 e da BR-282, entre os municípios de Biguaçu e Palhoça, foi possível visualizar apenas um veículo de carga circulando na região.
Cinquenta quilômetros em 34 minutos
O Contorno Viário da Grande Florianópolis conta com 44 radares, quatro túneis, seis trevos e sete pontes ao longo dos seus 50 quilômetros de extensão.
Conforme cronometrado pela reportagem, o trajeto completo, desde a entrada em Palhoça até a outra extremidade em Biguaçu, pode ser percorrido em 34 minutos, com uma média de velocidade entre 80 km/h e 100 km/h, velocidade máxima permitida, e sem nenhuma parada ou obstáculo.
Segundo a Arteris Litoral Sul, esse tempo pode gerar aos motoristas uma redução de 50% no tempo de viagem em horários de pico, impactando positivamente cerca de 30 mil usuários diariamente.
A aposentada Maria Roseli Schurhaus e o assistente de crédito Eduardo Garcia aproveitaram o domingo para observar o Contorno Viário e já calcular as entradas e saídas do novo trecho. Eles moram no bairro Alto Aririú, em Palhoça, e comentam sobre o quanto estão admirados com a infraestrutura do local.
“Eu achei que ficou lindo. Agora estamos estudando as entradas e saídas para, quando eu for dirigir, já saber bem o caminho”, comentou Maria.
“Eu ainda não tive a oportunidade de dirigir, mas só de olhar já sei que vai ser bem tranquilo de andar. Esperamos que surta efeito o mais rápido possível e diminua o trânsito na 101”, completou Garcia.
Segurança nas estradas
Além de contribuir para a redução dos congestionamentos, a nova rota deve aumentar a segurança nas estradas, já que muitos acidentes na BR-101 estão ligados ao excesso de veículos. No entanto, logo no primeiro dia de tráfego liberado ocorreu um acidente por volta das 16h.
Segundo a concessionária, a ocorrência foi em frente à subestação do túnel três, no km 42,3 do contorno de Florianópolis, em Palhoça, sentido Curitiba. Porém, quando a equipe chegou ao local, os envolvidos já tinham se deslocado e não foi possível registrar os dados.
Além disso, nenhuma outra ocorrência foi registrada nos dois primeiros dias de funcionamento do novo trecho. Com o início da semana e o fluxo de dias úteis, a expectativa é que seja possível avaliar de forma mais concreta o impacto do Contorno Viário no trânsito local. Apesar disso, os indícios apontam para uma mudança importante e significativa na região.
Contorno Viário da Grande Florianópolis em números
- Trecho tem 44 radares, quatro túneis, seis trevos e sete pontes
- São 50 quilômetros de extensão
- Trajeto completo, desde a entrada em Palhoça até a outra extremidade em Biguaçu, pode ser percorrido em 34 minutos, com uma média de velocidade entre 80 km/h e 100 km/h
- Expectativa da Arteris Litoral Sul é que esse tempo gere aos motoristas uma redução de 50% no tempo de viagem em horários de pico