Exportações de veículos da China vai desacelerar em 2025, afirma associação de fabricantes


De acordo com a Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis, vendas no mercado interno chinês devem ficar mais aquecidas este ano, o que diminuirá o número de carros enviados a outros países. GWM Ora 03 Skin
divulgação/GWM
As exportações de veículos da China devem crescer 5,8%, alcançando 6,2 milhões de unidades neste ano. Esse montante representa uma desaceleração, sobretudo quando comparada ao aumento de 19,3% registrado em 2024. Essa é uma estimativa da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis (CAAM) divulgada nesta segunda-feira (13).
A desaceleração nas exportações estimadas contrasta com uma leve alta projetada para as vendas de veículos na China neste ano, já que incentivos fiscais prolongados devem impulsionar as vendas internas no maior mercado automotivo do mundo.
A associação não forneceu uma divisão das estimativas de exportação por tipo de motor, mas informou que as exportações de veículos elétricos (EVs) caíram 10,4% no ano passado, enquanto as exportações de híbridos plug-in aumentaram 190%.
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Isso se compara a um aumento de 80,9% nas exportações de EVs em 2023, quando as exportações de híbridos plug-in cresceram 47,8%, e aponta para o impacto das tarifas adicionais sobre os EVs fabricados na China, introduzidas pela União Europeia no final de outubro.
A China orientou seus fabricantes de automóveis a interromper grandes investimentos em países europeus que apoiam tarifas extras sobre os carros elétricos fabricados na China, informou a Reuters em outubro. Enquanto isso, os fabricantes de automóveis na China estão se voltando para exportações de híbridos para a Europa a fim de contornar as tarifas adicionais sobre os EVs.
As vendas de veículos na China devem crescer 4,7%, atingindo 32,9 milhões de unidades neste ano, após um aumento de 4,5% em 2024, de acordo com a CAAM.
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A associação espera uma desaceleração no crescimento das vendas de veículos de nova energia (NEVs), que incluem EVs e híbridos plug-in, para 24,4% em 2025, em comparação com 35,5% no ano passado.
A extensão dos subsídios para a troca de carros até 2025 é vista como uma das maiores vantagens para o crescimento, enquanto a fraca demanda interna, a concorrência feroz e a crescente pressão externa devem ter efeitos adversos no mercado automotivo, afirmou o oficial da CAAM, Xu Haidong.
Mais de 6,6 milhões de carros vendidos na China no ano passado se beneficiaram de subsídios governamentais de até US$ 2.800 para a compra de veículos NEV e até US$ 2.000 para veículos com motores a combustão mais eficientes, de acordo com dados oficiais.
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