Ambulantes iniciam atividades na 292ª Festa de Santo Amaro nesta segunda-feira (13)


Nesta 292ª edição, serão disponibilizadas 70 vagas para barracas destinadas à comercialização de alimentos, bebidas e artesanato. Ambulantes
Vadinho Ferreira
A tradicional Festa de Santo Amaro, em homenagem ao padroeiro da Baixada Campista, terá início nesta segunda-feira (13), em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Além de ser uma importante celebração religiosa, a festa impulsiona o turismo e a economia local. Nesta 292ª edição, serão disponibilizadas 70 vagas para barracas destinadas à comercialização de alimentos, bebidas e artesanato.
As inscrições para os ambulantes interessados em participar da festa foram encerradas na última quinta-feira (2). De acordo com a Secretaria de Ordem Pública, foram cadastrados, ao todo, 65 participantes, e este ano, os ambulantes cadastrados não precisarão buscar a autorização na sede da Postura, bastando se dirigirem ao ponto demarcada pela Postura para suas barracas.
Será permitida a comercialização de produtos utilizando copos, pratos e talheres descartáveis, sendo proibida a venda de bebidas em garrafas ou copos de vidro. O evento representa uma excelente oportunidade para ambulantes conquistarem uma renda extra, atraindo milhares de fiéis de Campos e de toda a região.
292ª Festa de Santo Amaro
Antônio Filho
Programação
A programação religiosa teve início no último dia 6, com o novenário no Santuário de Santo Amaro.
Shows de louvor com artistas locais serão algumas das atrações da 292ª Festa de Santo Amaro. Na segunda-feira (13), às 20h, o cantor Uister Mikael se apresentará. Na terça-feira (14), às 22h, será a vez de Padre Max e Banda. E, na quarta-feira (15), dia dedicado ao padroeiro da Baixada Campista, o show ficará por conta da Banda Novo Céu, também às 20h.
No dia do padroeiro, 15 de janeiro, várias missas serão celebradas desde as primeiras horas da manhã para acolher os fiéis que percorrerão o Caminho de Santo Amaro. Ao todo, 12 celebrações estão programadas entre os dias 14 e 15.
Outra atração marcante do Dia de Santo Amaro é a tradicional Cavalhada, que encena a luta entre Mouros e Cristãos. Essa tradição, trazida ao Brasil pelos portugueses, é mantida em Campos desde 1730 e é um dos destaques da festa do padroeiro da Baixada.
A encenação envolve 12 cavaleiros vestidos de vermelho representando os Mouros e 12 de azul representando os Cristãos, simbolizando a disputa por território. Essa tradição é preservada como um dos grandes marcos culturais e históricos da região.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.