O que fazer em Florianópolis quando chove?

Curtir uma (ou várias) praias é, sem dúvidas, um dos principais pontos de um roteiro do que fazer em Florianópolis e objetivo turístico das milhares de pessoas que lotam as faixas de areia da capital de Santa Catarina. Afinal, estamos falando de uma cidade que é uma ilha, cercada pelo mar por todos os lados, e abundante em natureza.

Foto da ponte Hercílio Luz, toda em estrutura metálica, passando por cima das águas da baía Norte e Sul de Florianópolis. Ao fundo, prédio altos e morros verdes. O céu está cinza e carregando de nuvens. Imagem ilustrativo do que fazer em Florianópolis quando chove.

Sem praias, há muito o que fazer em Florianópolis quando chove – Foto: Deny Campos/ND

Embora as estações do ano sejam bem definidas em Floripa, há períodos em que o tempo costuma ser mais instável. Caso, justamente, do verão. As maiores precipitações de chuva são nos meses de janeiro, fevereiro e março. As menores, por sua vez, costumam ser de junho a agosto.

Dias de chuva, entretanto, não precisam necessariamente decepcionar. Eles abrem os olhos a um leque de possibilidades do que fazer em Florianópolis além de areia, mar e natureza. Nós ajudamos nesta tarefa organizando várias opções. Confira!

Conhecer centros gastronômicos

Foto interna de um dos galpões do Armazém Rita Maria. Em um salão amplo há pequenas mesas e cadeiras espalhadas. Há plantas também e pessoas sentadas. Uma das paredes é de tijolos à vista. Ao fundo e à direita há um estabelecimento comercial.

Conhecer o Armazém Rita Maria é uma das opções do que fazer em Florianópolis quando chove (e quando faz sol também) – Foto: Divulgação

Conhecer os sabores típicos locais é item obrigatório no roteiro do que fazer em Florianópolis, e de qualquer cidade que se visita. Em dias de chuva, os centros gastronômicos ficam especialmente atrativos, já que reúnem diferentes operações em um único lugar.

Assim, é possível escolher o prato principal em um restaurante, a sobremesa em outro e ainda arrematar com um café de um estabelecimento diferente. Tudo em um espaço coberto e seco.

As várias opções na Ilha da Magia incluem o tradicional histórico Mercado Público; a descolada Mercadoteca; o Mercado São Jorge, focado em consumo consciente, produtos naturais e alimentos orgânicos; e o Mercadão de Coqueiros, no bairro continental de Floripa.

Se chover, a lista do que fazer em Florianópolis ainda inclui a moderna, rústica e temática Fazendinha Floripa; o SpotMarkt Mall; o Top Market Floripa e o Armazém Rita Maria, instalado em galpões centenários. Esses dois últimos ainda têm vista privilegiada para a Ponte Hercílio Luz.

Visitar museus

Foto de duas crianças e uma mulher adulta olhando a tela de um totem interativo do Museu de Florianópolis. Ao fundo, há várias outras telas com fotos de diferentes épocas da cidade.

O Museu de Florianópolis conta com vários recursos interativos para explorar diferentes aspectos da capital – Foto: Sesc/Divulgação

Entrar no universo dos museus é uma ótima maneira de fugir da chuva em Florianópolis. No Centro Histórico de Floripa, os destaques são o Museu Histórico de Santa Catarina, com sede no imponente Palácio Cruz e Sousa, e o moderno e interativo Museu de Florianópolis.

O primeiro guarda mobílias, pinturas históricas, fotografias, documentos e um acervo arqueológico que ajudam a contar a história de Santa Catarina e também do prédio, que já foi sede do Governo do Estado. O museu também abriga os restos mortais do poeta negro e florianopolitano, Cruz e Sousa, expoente nacional do simbolismo, que dá nome ao palácio.

No interativo Museu de Florianópolis, por sua vez, o tour é tanto pelo passado quanto pelo presente da cidade. Repleto de recursos interativos e imersivos, oferece ao público informações sobre a cultura, as festas, a história da cidade, sua relação com o mar, além de temas atualíssimos.

Fora do Centro, você ainda pode (e deve) colocar na lista o Museu do Homem do Sambaqui, dentro do Colégio Catarinense e o Museu do Naufrágio, com um acervo de peças, equipamentos e roupas de um navio pirata, na Praia dos Ingleses.

Ainda que não seja um museu, boa pedida também é conhecer o Projeto Tamar, dedicado à conservação das tartarugas marinhas e à educação ambiental, na encantadora Barra da Lagoa.

Ir a espaços de arte

Foto de salas expositivas do Museu de Santa Catarina. No lado esquerdo da foto, aparece uma escultura. Ao fundo, paredes coloridas, em verde, roxo e amarelo com fotos expostas e textos.

Museu de Arte de Santa Catarina é um dos espaços de arte para conhecer em Florianópolis – Foto: ASCOM/FCC

Fora das areias e do mar, o mergulho pode ser no cenário artístico. O que fazer em Florianópolis em dias de chuva (e fora deles também, obviamente) pode incluir visitar exposições e espaços artísticos.

Algumas possibilidades são os acervos e exposições do Museu de Arte de Santa Catarina e do Museu da Imagem e do Som, ambos situados no mesmo complexo, o CIC (Centro Integrado de Cultura). Imperdível também é o Museu Victor Meirelles, no Centro, onde é possível conhecer parte das obras de um dos mais importantes representantes da pintura histórica do Brasil do século 20.

Também no Centro de Floripa, não deixe de conferir a agenda de exposições de artes plásticas na Fundação Cultural Badesc. Dentro do Mercado Público, no piso superior, funciona uma galeria de arte na Sala José Cipriano da Silva, e de frente para o prédio está a Casa da Alfândega – Galeria do Artesanato Catarinense, que também merece sua visita.

Passear por shoppings da cidade

Foto interna do Beiramar Shopping em Florianópolis. No centro da foto, aparecem oito lances de escada e escandas rolantes ao redor. As paredes do prédio são brancas e os corrimãos são pretos, transmitindo uma imagem de sofisticação. Dezenas de pessoas circulam pelo shopping.

Passear no Beiramar Shopping, ou em algum outro, é uma boa opção do que fazer em Florianópolis quando chove – Foto: Divulgação/ND

Clássicos em um dia chuvoso, os shoppings são boas opções de lazer (e compras, claro) também em Florianópolis. Os principais da cidade são o Beiramar Shopping, na icônica Avenida Beira-Mar Norte; o Floripa Shopping, em Saco Grande; e o Villa Romana Shopping, em Santa Mônica.

Fora esses, há vários outros centros comerciais menores e charmosos. Caso, por exemplo, do Shopping Oka Floripa, no Campeche; do Passeio Primavera, na Rodovia SC 401; do Multi Open Shopping, na SC 406; e do Jurerê Open, em Jurerê Internacional. Esse último, entretanto, é a céu aberto, portanto mais apropriado para dias de leves chuviscos.

Ir ao cinema

Ir ao cinema é outra boa opção para um roteiro do que fazer em Florianópolis em dias de chuva. Há salas de cinema no Beiramar Shopping, no Floripa Shopping, no Villa Romana e no Multi Open Shopping.

Fora deles, você consegue assistir a filmes alternativos em programações do Museu da Imagem e do Som, no Paradigma Cine Arte e no SESC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.