HCM registra aumento de atendimentos a crianças vítimas de acidentes domésticos em Rio Preto


De acordo com o Hospital da Criança e Maternidade de São José do Rio Preto (SP), entre os acidentes domésticos estão afogamentos, queimaduras, quedas e ingestão de objetos estranhos. Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de São José do Rio Preto (SP)
Divulgação

Um levantamento divulgado pelo Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de São José do Rio Preto (SP) apontou que o número de atendimentos por acidentes domésticos envolvendo crianças e adolescentes cresceu nos últimos dois anos, com destaque para afogamentos e quedas.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
De acordo a instituição de saúde, a estatística de crianças e adolescentes que deram entrada no hospital com sinais de afogamentos subiu 120%, saltando de cinco para 11 entre 2023 e 2024, respectivamente.
Os atendimentos por quedas tiveram alta de 26%, com 140 em 2023 e 177 no ano seguinte.
O ortopedista Márcio Gomes Figueiredo, que atua no HCM, explica que as estatísticas tendem a crescer durante as férias escolares.
“A gente vê esse aumento nos índices de afogamento de crianças, fora os acidentes que já ocorrem ao longo do ano, como as quedas, que são as que temos um número elevado nos atendimentos aqui no HCM” , conta.
Casos de queimaduras e ingestão de objetos estranhos também são comuns na instituição de saúde. Em 2023, foram 430 atendimentos de pacientes que ingeriram objetos estranhos, contra 498 em 2024, subindo 15%.
Os diagnósticos de queimaduras entre crianças e adolescentes cresceram 25% entre 2023 (44) e 2024 (55), segundo o HCM.
Estado de São Paulo
Situação que também ocorreu no estado de São Paulo. A Secretaria de Saúde de São Paulo (SES-SP) divulgou dados que mostram que, de janeiro a outubro de 2024, foram registrados 13.202 acidentes domésticos com crianças.
O número representa 8% a mais se comparado ao mesmo período de 2023, quando foram contabilizados 12.267 casos.
Prevenção
A educadora física Aline Pinheiro, moradora de São José do Rio Preto, conta que adotou algumas medidas de prevenção para garantir a segurança dos filhos durante as férias. Entre elas, recorreu ao uso de jogos recreativos.
“Aqui em casa eu sempre proponho para eles as atividades e os jogos que exigem mais concentração, dos quais eles fiquem quietinhos, sentados. Então, no período da manhã, são esses jogos mais calmos, tranquilos. Depois, no horário do almoço, eles dão um descansada e fazem atividades mais corporais, mas sempre com alguém supervisionando” , explica.
Aline Pinheiro, educadora física de Rio Preto (SP), e sua família
Arquivo pessoal
Cuidados
Ainda segundo a Secretaria de Saúde do Estado, a orientação é para que as crianças sejam supervisionadas por algum adulto, principalmente em atividades físicas. Nas férias, os cuidados devem ser redobrados.
Além disso, a instalação de grades e tela de proteção em áreas como escadas, sacadas ou varandas também é muito importante. Objetos ou substâncias que possam ser perigosos devem sem mantidos fora do alcance das crianças.
Acidentes domésticos crescem nos meses de dezembro e janeiro por conta das férias
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.