Chiquinho Rufino, de 44 anos, assumiu o primeiro mandato no dia 1º de janeiro de 2025 e fica até dezembro de 2028. Chiquinho Rufino, prefeito de Mucajaí (RR).
Yara Ramalho/g1 RR
O prefeito de Mucajaí, Chiquinho Rufino (Republicanos), de 44 anos, pretende retomar o concurso público da Guarda Civil Municipal para fortalecer a segurança no município. A afirmação foi dada em entrevista ao Jornal de Roraima 1ª edição desta quinta-feira (9).
📲 Receba as notícias do g1 Roraima no WhatsApp
Eleito com 6.199 votos (50,89%) nas eleições municipais de 2024, Chiquinho assumiu a função pela primeira vez no dia 1° de janeiro de 2025. A vice-prefeita do município é Andreia Almeida (PP).
De acordo com o prefeito, atualmente a Guarda Civil do município está com o efetivo defasado e só possui 14 agentes. Na entrevista, ele falou que as fases do concurso realizado na última gestão, como o curso de formação, foram paradas, mas que serão retomadas neste primeiro mandato.
“Nós temos vontade e vamos fazer a próxima fase do concurso que é a fase de academia de curso de formação. Nós já estamos com nossa equipe estudando e depois de analisar todas as contas do município, ter acesso a questão contábil, fazer um estudo de impacto financeiro, nós vamos sim dar prosseguimento em convênio com a Polícia Militar, convênio com o governo do estado de Roraima para dar prosseguimento a esse concurso e assim fortalecer uma segurança pública”, explicou o prefeito.
Ele também falou que a saúde precária é o principal problema do município atualmente e que vai priorizar a área, promovendo atendimentos médicos nas oito vilas da região e o abastecimento de medicamentos nos postos de saúde.
“Nós vamos priorizar a saúde, vamos levar atendimento para todas as vilas, os postos de saúde tem que funcionar. Encontramos uma saúde precária, nem medicamento tem para tu ter ideia. Nós já estamos fazendo esse estudo para já essa semana abastecer todos os nossos postos de saúde, fazer um emergencial para poder abastecer porque saúde não pode parar e nós temos que priorizar nossa saúde em Mucajaí”, ressaltou.
Na entrevista, Chiquinho Rufino também falou em melhorar a infraestrutura de acesso as vilas, como a recuperação de vicinais e pontes, além de melhorar e manter a coleta de lixo na sede e interior do município.
A entrevista com o prefeito Chiquinho Rufino faz parte de uma série produzida pela Rede Amazônica, em que todos os prefeitos empossados no dia 1º de janeiro deste ano. A série começou na segunda-feira (6).
Localizado no Sul do estado, distante cerca de 56,9 km da capital Boa Vista, Mucajaí é o lar de 18.095 pessoas e o 7° mais populoso, conforme o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município tem uma área de 12.337,851 km² e uma média de 3,36 moradores por domicílio.
Assista a entrevista no JRR1:
Prefeito eleito no município de Mucajaí, Chiquinho Rufino fala sobre mandato
Quem é Chiquinho Rufino
Natural de Boa Vista (RR), Chiquinho Rufino tem 44 anos, é bacharel em direito, advogado e policial militar aposentado. Como policial, ele atuou em Iracema, município vizinho, e em Mucajaí, onde trabalhou em um colégio militarizado.
Chiquinho Rufino é casado há 20 anos com Bruna Silva Costa, de 35 anos. Ele tem três filhas de 19, 13 e 11 anos. Nas eleições ele fazia parte da coligação “Por uma Renovação em Mucajaí”, formada pelos partidos Republicanos, PP e PSD.
Em 2024, ele declarou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) patrimônio de R$ 150.000,00, referente a uma casa. Ele é do mesmo grupo político do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), do vice-governador, Edilson Damião (Republicanos) e dos senadores Messias de Jesus (Republicanos) e Hiran Gonçalves (PP).
Em 2013, ele exerceu a função de secretário municipal de educação e obras de Mucajaí. Ele também já foi vereador do município, de 2008 a 2012.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.